terça-feira, 4 de maio de 2010

Cultura Inglesa apresenta três curtas

14º Cultura Inglesa Festival ocorre em mais de 20 cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina

O 14º Cultura Inglesa Festival apresenta três curtas-metragens em Cinema Digital com entrada gratuita em Joinville. Os curtas-metragens serão exibidos nos dias 5, 6, 11, 12, 19 e 20 de maio, sempre às 19h, na Cultura Inglesa de Joinville. O ator Antônio Petrin, que integrou o elenco da novela Pantanal (recentemente reapresentada na TV) está no filme "Quinteto de Cordas". A programação incluiu também um curta de animação: "Tempestade", de Cesar Cabral, o mesmo diretor do premiado "Dossiê Rebordosa".

Ao chegar à sua 14ª edição, o Cultura Inglesa Festival agita o circuito cultural do País entre 4 e 23 de maio com a apresentação de 15 atrações nas áreas de teatro adulto e infantil, dança, exposições e filmes em Cinema Digital. O festival englobará mais de 20 cidades nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e será assistido por mais de mil alunos da rede de ensino público, em espaços culturais da Cultura Inglesa.

Em Joinville, o festival exibirá três curtas-metragem em Cinema Digital: os filmes "Tempestade" (César Cabral), "Ocos" (do grupo Gravadores, sob direção de Pedro Garrafa) e "Quinteto de Cordas" (Bruno Mello Castanho).

Aliar os sentimentos expressos no clássico "Eleanor Rigby" (Beatles) à textura e à luminosidade das paisagens de William Turner é o desafio de "Tempestade", um filme dirigido pelo animador Cesar Cabral. A partir da técnica de stop-motion (animação com bonecos e cenários reais), a história revela a luta de um marujo solitário num mar em fúria para reencontrar sua amada.

Um filme de silêncios e não silêncios e que trata essencialmente daquilo que não é esquecido e que pode remoer em nós por uma vida inteira. Assim é "Quinteto de Cordas", do diretor Bruno Mello Castanho, livremente inspirado no livro "On Chesil Beach" (Ian McEwan). Ao mostrar como um incidente altera o curso do romance de dois adolescentes, o curta rende uma homenagem à música clássica como representação da arte e exaltação da vida. No elenco está o ator Antônio Petrin, que interpretou o vilão da novela "Pantanal", recentemente reapresentada na televisão.

Baseado no poema "The Hollow Man" (T.S Eliot), o grupo Gravadores criou "Ocos!", sob direção de Pedro Garrafa. As situações cotidianas vividas por cinco personagens delineiam o retrato de uma humanidade vazia, sem senso de coletividade que, mesmo se acordada por instantes de pura lucidez, não sabe como agir.

Os curtas-metragens serão exibidos nos dias 5, 6, 11, 12, 19 e 20 de maio, sempre às 19h, na Cultura Inglesa de Joinville, na rua dos Ginásticos,150. Informações pelo telefone 47-3417-6030 ou pelo site www.culturainglesasp.com.br/festival. Entrada franca. Idade: 12 anos.

Nenhum comentário: