sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hurley Pro Junior 2010 começa, hoje, em São Francisco do Sul


Após incríveis duelos nas ondas de Garopaba (SC), durante o Mormaii Pro Junior, no último final de semana, os novos talentos do surfe nacional vieram a São Francisco do Sul (SC) para o Campeonato Hurley Pro Junior 2010, a etapa final do circuito, que acontecerá até 5 de setembro, na praia da Prainha. Os melhores garantirão vaga para o mundial na Austrália e também R$ 15 mil de premiação. A modalidade Pro Junior reúne os surfistas até 20 anos e é considerada uma categoria de acesso para a elite do surfe nacional.

Homologado pela Associação de Surfe Profissional (ASP), o campeonato Hurley Pro Junior está dividido em duas categorias – feminina e masculina – cujas baterias acontecerão das 8 às 16 horas. De acordo com o presidente da Associação Francisquense de Surfe, Juliani Possamai, a Prainha é referência na promoção de evento do surfe em função das boas ondas derivadas de uma ondulação constante e infraestrutura local. Na última edição, em 2009, participaram 120 surfistas.
Vários destaques no ranking nacional estão confirmados para as baterias do Hurley Pro Junior 2010, entre eles Thiago Barcellos, Nathan Brandi, Samuel Igo Nascimento de Souza, Jesse Mendes, José Eduardo, Marco Fernandez, Ian Gouveia, Sidney Guimarães, Thiago Guimarães, Pedro Husadel, Krystian Kymerson, Matheus Navarro, Marthen Pagliarini e Gustavo Sanches. O sufista peruano Carlo Mario Zapata também estará na briga.

Para Jesse Mendes, campeão do Mormaii Pro Junior 2010, será necessária muita concentração nesta reta final. “As expectativas são grandes. Venho treinando bastante para conseguir esta vaga para o mundial. Acho que estou bem preparado e agora é bola pra frente, começar tudo do zero. Vou com muito foco para essa próxima etapa”, ressalta. Na categoria feminina, Diana Cristina, campeão da 3ª etapa na Praia da Ferrugem no Mormaii Pro Junior 2010, Gabriela Leite vice-campeã e Camila Cássia já confirmaram a presença.

Todas as provas do campeonato serão transmitidas ao vivo pela internet pelo site www.hurley.com.br/hurleyprojr. No sábado, dia 04, também está prevista uma agenda paralela para o lazer dos competidores e turistas: durante o dia, bandas locais e um DJ farão uma apresentação especial na Prainha e, à noite, acontece a festa oficial do campeonato, no summer club Banana Joe, na praia vizinha de Ubatuba.

O Hurley Pro JR é organizado pela Associação Franciquense de Surf (AFS), Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf) e ASP e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de São Francisco do Sul. Com o patrocínio máster da empresa Hurley, o campeonato também conta com o patrocínio de Eletric, Teahuppo, General Lyy e J. Bay e o apoio local do summer club Banana Joe. “Para quem organiza um campeonato desta magnitude, é muito gratificante quando recebemos a parceria da comunidade local, pois confirma que o potencial do município na promoção de eventos esportivos”, destaca Juliani Possamai.

Município aguarda 15 mil expectadores para o evento

Em 2009, a taxa média de ocupação da hotelaria no município ficou em torno de 60%, porém algumas pousadas e hotéis chegaram a 100%. Para este ano, são aguardados atletas de todo o país, principalmente dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. O feriado prolongado também deve atrair muitos turistas para a região.

Segundo a secretária de Turismo de São Francisco do Sul, Jamile de Freitas Machado, estima-se que haverá 15 mil pessoas a mais, incluindo atletas, equipe técnica e turistas, que devem gastar cerca de R$ 80,00 por dia. “Eventos desta natureza corroboram para o aumento da taxa de ocupação dos hotéis, movimentação de bares, restaurantes e toda uma cadeia produtiva do turismo, sem falar na projeção nacional e internacional da nossa fantástica Prainha, para esta demanda especial que são os surfistas, suas equipes e famílias e amantes do esporte”, pontua.

Mais informações pelo site www.afsurf.com.br.

Nenhum comentário: