quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Udesc Joinville promove a Semana das Licenciaturas de 20 a 24 de setembro

foto: Paulo Caetano

Três eventos simultâneos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estão com as inscrições abertas e fazem parte da Semana das Licenciaturas, que ocorre de 20 a 24 de setembro de 2010. Eles são a X Semana de Física, II Semana da Matemática e II Simpósio Catarinense dos Professores de Física do Ensino Médio.

A Semana da Física e da Matemática são eventos anuais e tem como objetivo divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos Cursos de Licenciatura em física e da Matemática junto à comunidade.

O Simpósio Catarinense de Professores de Física do Ensino Médio ocorre a cada cinco anos. Reúne os professores de Física de todo o estado de Santa Catarina com o objetivo de oferecer uma discussão sobre os subsídios formativos relacionados ao campo dos saberes pedagógicos, bem como ao dos saberes ligados aos conhecimentos da área de formação profissional.

As inscrições para as palestras, minicuros e mesas redondas que acontecem de 20 a 24 de setembro podem ser feitas gratuitamente pelo site http://www.joinville.udesc.br/portal/semanadaslicenciaturas/. Todas as atividades serão abertas para a participação da comunidade.

Semana da Física e da Matemática

A II Semana da Matemática terá cinco palestras e cinco minicursos cujo tema central é "A geometria está em toda parte" tem como principal objetivo propiciar um ambiente interativo entre pesquisadores, professores, alunos e comunidade em geral, possibilitando trocas de experiências e reflexões a respeito da prática e do ensino de matemática, atualmente. O autor dos livros "O Romance das Equações algébricas" (Prêmio Jabuti de 1998) e "A Rainha das Ciências", professor Gilberto Geraldo Garbi, da USP, estará oferecendo um minicurso sobre a história da matemática.

A X semana de Física este ano terá a apresentação de sete palestras e dez minicursos.

Na abertura a Professora Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP, apresenta a palestra "Repensando o Ensino das Ciências: Pressupostos, propostas e perspectivas".

No encerramento é o psicólogo e mestre Gilmar de Oliveira que abordará o tema "Geração Y e ciências exatas: desafios do professor na sociedade da informação". Os autores de livros didáticos de Física, professor Ricardo Helou Doca e professor Dr. Alberto Gaspar estarão presentes nos dias 21 e 22/09, respectivamente.

Falando sobre física de partículas, a também autora de livros, professora Dra. Maria Cristina Abdalla estará presente no dia 24/09. O professor Dr. Osvaldo Pessoa Júnior, da USP, discorrerá sobre o tema "O Fenômeno Cultural do Misticismo Quântico", atualmente tema de grande discussão na sociedade e no meio acadêmico.

Quatro palestras rápidas, de 30 minutos, sobre temas atuais da Física acontecerão nos dias 22, 23 e 24/09. Os temas escolhidos, sugeridos por alunos do Curso de Licenciatura em Física em pesquisa realizada, serão sobre Perícia Técnica, Radioterapia, Nanotecnologia e Meteorogia.

Os assuntos relacionados aos minicursos são de temas bastante amplos, podendo o participante escolher de acordo com seu interesse. Entre os assuntos estão os temas Astronomia, Linux Educacional, Maple, Baú de Ciências, Óptica, História da Ciência, atividades experimentais e projetos temáticos.

Além disso, os participantes da Semana da Física e do II Simpósio Catarinense dos Professores de Física do Ensino Médio terão a oportunidade de visitar os laboratórios de pesquisa e ensino do Departamento de Física, bem como visitar o Laboratório de Demonstrações e a exposição da empresa Brasil 3B Scientific, uma das patrocinadoras do evento.

Além da UDESC e da Brasil 3B Scientific, outros parceiros financiadores do evento são a CAPES, a Editora Saraiva e a Editora Ática. Há também o apoio das Livrarias Curitiba, Eurocabos e Secretaria do Estado da Educação do Estado de Santa Catarina. Serão distribuídos brindes e livros aos participantes.

O cronograma completo e outras informações poderão ser consultados na página: http://www.joinville.udesc.br/portal/semanadaslicenciaturas

Nenhum comentário: