Idosos negros que ajudaram na construção da história de Joinville serão homenageados num evento que leva o nome de "Negras Memórias" e é organizado pelo Comitê Gestor de Promoção à Igualdade Racial da Prefeitura de Joinville. A homenagem será na quinta-feira, 13 de maio, a partir das 17 horas, na Estação da Memória de Joinville.
Segundo Raquel Alves dos Santos de Queiroz, coordenadora do comitê, será uma homenagem e um agradecimento público por tudo o que o grupo fez por Joinville. Ela destaca que eles tiveram participação efetiva na construção histórica da cidade. "Ocuparam espaços importantes nos movimentos sociais e profissionais de Joinville e, mesmo assim, passaram por diversos momentos de discriminação racial que marcaram suas vidas e de suas famílias", finaliza.
Além do Comitê da Prefeitura de Joinville, este encontro festivo será apoiado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), órgão do Governo Federal, que tem como objetivo promover a igualdade e a proteção de grupos raciais e étnicos que passam por discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.
13 de Maio
No dia 13 de maio de 1888, Princesa Isabel, filha de D.Pedro II, passou para a história do país como a responsável pela assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888. Assim, no dia 13 de maio, o Brasil comemora a Abolição da Escravatura no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário