quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Atleta joinvilense representará o Brasil em mundial paraolímpico de atletismo


A atleta joinvilense Sheila Finder, do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe), participará no Campeonato Mundial Paraolímpico de Atletismo IPC 2011 a partir do dia 22 de janeiro. A competição ocorre em Christchurch, na Nova Zelândia, e vai de 15 a 31 desse mês. Sheila é a única catarinense que embarcou junto com a seleção brasileira nessa quarta-feira, 5 de janeiro. Quase 80 países estarão representados por mais de mil esportistas.

“Trabalhamos durante todo o ano de 2010 avaliando esses atletas. Tivemos quatro encontros da seleção brasileira permanente de atletismo. Foi um trabalho muito bem detalhado, muito bem feito pela comissão técnica”, explica o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Edílson Rocha Tubiba.

“O diferencial deste Mundial é que o critério de convocação foi um pouco mais forte. Todos os atletas que defenderão o Brasil na Nova Zelândia têm índice A e estão entre os oito melhores de sua classe, ou seja, têm chances reais de estar na final de sua prova”, completa Tubiba.

A meta brasileira é epetir o resultado de Pequim, quando o Brasil ficou em 10º, conquistando 15 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e sete de bronze). No Mundial de 2006, em Assen, os brasileiros já haviam tido marca semelhante: conquistaram 25 medalhas, sendo quatro de ouro, 11 de prata e 10 de bronze, ficando em 17º no quadro de medalhas e sétimo em total de atletas no pódio.

Sheila Finder já participou de três mundiais e da última Paraolimpíada, em Pequim em 2008, e competirá na categoria T46, para amputados de membros superiores.

“Esta competição é a mais importante antes da Paraolimpíadas de Londres 2012. Principalmente para os países participantes, que dependem do maior número de medalhas conquistadas para garantir um maior número de vagas na modalidade para a competição em 2012”, finaliza Vanderlei Quintino, presidente do Cepe.

Nenhum comentário: