As tentativas de fraude envolvendo consumidores atingiram o montante de R$ 7,2 bilhões em 2010. Somente em dezembro do ano passado, as tentativas de fraudes atingiram R$ 691,1 milhões, crescendo 8,1% em relação ao mês de novembro/10. Foi maior valor mensal do ano, superando os R$ 662,5 milhões registrados em maio do ano passado.
As vendas de final de ano aumentam o fluxo dos consumidores em praticamente todos os canais de negócios, ampliando as oportunidades para os fraudadores aplicarem seus golpes. Neste sentido, as atenções e os controles antifraudes precisam ser redobrados nessas ocasiões, a fim de se evitar que tais tentativas sejam bem sucedidas, alertam os técnicos da Serasa Experian.
Metodologia do Indicador Serasa Experian de Risco de Fraude - Consumidor
O Indicador Serasa Experian de Risco de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de três conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países; 3) valor médio das fraudes efetivamente ocorridas, registradas nas bases de inconsistências e de fraudes da Serasa Experian.
O Indicador Serasa Experian de Risco de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2) e pelo valor médio das fraudes envolvendo pessoas físicas (item 3).
fonte: Serasa Experian
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