quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Carlito concede aumento de ônibus e usuários vão às ruas manifestar

Na tentativa de mobilizar a população de Joinville, nesta quinta-feira (06), às 18 horas, estudantes e trabalhadores se concentram na Praça da Bandeira, ao lado do terminal central, para manifestar contra o aumento da passagem do transporte coletivo. O prefeito Carlito Merss (PT) concedeu acréscimo de 25 centavos.

Os novos valores passaram a ser cobrados na quarta-feira (05). Dois dias antes, tumultos foram gerados em estabelecimentos que vendem as passagens porque ninguém sabia do aumento por ser período de férias. A tarifa antecipada custa R$ 2,55 e a embarcada (comprada dentro do ônibus) R$ 2,90. É o segundo aumento concedido por Merss em dois anos à frente da Prefeitura de Joinville.

De acordo com Hernandez Vivan Eichenberger, integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público, o objetivo da manifestação, além de protestar contra novo reajuste, é discutir sobre a licitação das empresas e debater uma nova concepção de transporte verdadeiramente público.

Hernandez também critica a falta de diálogo da prefeitura e as planilhas usadas pelo prefeito como base para aumentar a tarifa. “O fato é que as planilhas permanecem fechadas. É absolutamente falso supor que uma planilha elaborada e divulgada pelas próprias empresas correspondam à verdade. Todo pedido de aumento é amparado em dados fornecidos pelas próprias empresas”, destaca, e acrescenta: “O anúncio de aumento em plenas férias demonstra uma forte resistência da prefeitura para o diálogo. Ao contrário, a decisão demonstra a incapacidade de expor razões, ouvir divergência e tomar uma decisão conjunta. Por isso que, a partir de agora, a única alternativa é a mobilização da população joinvilense”.


Promessas de Carlito Merss em seu plano de governo das Eleições 2008

Incentivar o uso do transporte coletivo com a redução da tarifa pela desoneração tributária da planilha e políticas de subsídio ao óleo diesel e redução do ICMS ao setor.

Promover o domingo livre, um domingo por mês de passagem gratuita, como forma de incentivar o turismo interno

Buscar alternativas para viabilizar a tarifa estudantil diferenciada

Ampliar o transporte especial e a frota do Pega-Fácil

Garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo, organizando o embarque e desembarque nos terminais

O que aconteceu:

Linhas Pega-fácil foram retiradas

Aumento na tarifa de transporte coletivo em 2009 – 25 centavos

Aumento na tarifa de transporte coletivo em 2011 – 25 centavos

Nenhum comentário: