quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hospital Dona Helena cria Núcleo de Atendimento Integrado à Mulher

A partir de 1º fevereiro de 2011, o novo prédio do Hospital Dona Helena de Joinville terá um espaço destinado exclusivamente à saúde da mulher. É o conceito do Núcleo de Atendimento Integrado à Mulher (Naim). O Naim a funcionará das 8h às 18h. A mulher que for atendida no Naim poderá fazer desde os exames mais comuns, como o preventivo e a mamografia, até ser atendida em casos mais complexos, como patologias de câncer ou de gravidez de alto risco.

O núcleo vai oferecer os seguintes serviços: colposcopia, com exames para a prevenção do câncer do colo de útero; endoscopia ginecológica, que realiza cirurgias por vídeo, o que diminui a agressão e proporciona uma recuperação mais rápida e eficaz; gestação de alto risco, no qual mulheres serão atendidas por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiras, psicóloga e nutricionista; mastologia, que contribuirá para a prevenção do câncer de mama; medicina fetal, com uma equipe capacitada para atender àquelas mães que precisam acompanhar seus fetos com atenção especial; oncologia ginecológica, com uma equipe multidisciplinar que deve auxiliar no momento delicado de enfrentar um câncer; e reprodução assistida, serviço já existente e que será integrado ao Naim.

O médico Jean Carl Silva, coordenador da área de obstetrícia do Naim, explica que o embrião do núcleo nasceu em 1999, com o atendimento especializado às gestantes diabéticas. Depois de algum tempo, todas as gestantes com patologias que pudessem trazer algum risco para o bebê, como pressão alta e asma, começaram a ser atendidas pelo programa. Em 2010, a média de atendimentos foi de 30 gestantes por semana.

"Nossa ideia é ampliar esses atendimentos, disponibilizando outros tratamentos e o contato com uma equipe multidisciplinar", enfatiza o médico, explicando que o foco do Naim será a prevenção e o atendimento rápido e completo das pacientes. "Queremos divulgar a importância da prevenção de doenças através dos exames e facilitar o acesso aos serviços, tornando o processo mais agilizado", destaca.

No total, o Naim contará com aproximadamente 10 profissionais, entre eles, médicos e enfermeiros. Além disso, o núcleo já começa a funcionar com um novo aparelho de mamografia. O equipamento da Siemens, de última geração, traz entre as vantagens a diminuição da exposição à radiação, com um controle de dose necessária para cada mama, e a biópsia mamária estereotáxica - que permite a localização exata e o exame patológico de alguma lesão suspeita.

Nenhum comentário: