quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Santa Catarina é considerada área de risco baixo da dengue

gráfico: Ministério da Saúde

Nesta terça-feira, 11 de janeiro de 2011, o Ministério da Saúde divulgou um novo mapa do risco da dengue no Brasil. Numa escala de quatro níveis, o estado de Santa Catarina se encontra na de mais baixo risco da doença. Acompanhado somente pelo vizinho Rio Grande do Sul. Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Rondônia apresentam risco moderado. Têm risco alto Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Roraima e Amapá.

Os demais, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro, são os estados com alto risco de enfrentar epidemia neste começo de ano. Essa foi a conclusão da atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff, na manhã de terça-feira, para articular a formulação de ações integradas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue.

“Queremos, no dia de hoje, reforçar duas coisas: a atuação intersetorial e a integração entre atenção à saúde e vigilância em saúde. Queremos estimular os estados e municípios a ampliarem suas parcerias no combate à dengue. O Governo Federal, os estados, os municípios e as pessoas: todos podem fazer mais no combate à dengue”, disse o ministro Alexandre Padilha.

O novo mapa da doença foi traçado com base no Risco Dengue, ferramenta lançada pelo Ministério da Saúde em setembro de 2010 que leva em consideração seis critérios básicos, dos quais quatro são do setor Saúde – Incidência atual de casos; incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo Aedes aegypti e sorotipos em circulação. O quinto critério é ambiental – cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo; e o último é demográfico – densidade populacional.

A mudança no mapeamento se deve aos novos dados do LIRAa e ao monitoramento do número de casos de dengue no início de 2011. Atualmente, de acordo com as Secretarias Estaduais de Saúde, cinco Estados apresentam aumento no número de casos da doença: Amazonas, Acre, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.

Em setembro de 2010, quando o Risco Dengue foi lançado, os Estados que estavam em risco muito alto de epidemia eram Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro. Nove Estados estavam em risco alto: Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais São Paulo e Paraná.

Apesar da boa posição de Santa Catarina, isso não é motivo para a população deixar de tomar os cuidados com água parada em pneus e demais locais em que o mosquito possa se procriar.

Nenhum comentário: