terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Basquete femenino não resiste ao Santo André



As meninas do basquete de Joinville até começaram bem, mas depois de levar um susto no primeiro quarto, Santo André se recuperou, bateu Joinville por 95 a 60 e manteve os 100% de aproveitamento no returno na Liga de Basquete Feminino. O time dirigido por Laís Elena começou de forma irregular a partida da noite desta segunda-feira no Ginásio Pedro dell’Antonia, mas quando se acertou não deu mais chances ao time do interior catarinense. Ainda no ABC, São Caetano perdeu para Mangueira por 68 a 63 e se complicou de vez no campeonato nacional. Nesta terça-feira, em Araçatuba, o Basquete Clube, sexto colocado, receberá o líder Americana em encontro com início marcado para as 20 horas.

Joinville chegou a dar a impressão de que poderia aprontar uma surpresa, ao equilibrar contra o favorito time da casa e chegar a passar à frente no marcador em 16 a 15. "Para vencermos uma equipe com a qualidade de Santo André precisamos manter um nível elevado o tempo todo, e isso não é fácil", já adiantava a técnica Rose Alfarth antes do bola ao alto. A avaliação estava certa. Aos poucos, Santo André foi apertando a marcação, induzindo as adversárias ao erro e partindo em velocidade nos contra-ataques. Com uma boa atuação do conjunto, apesar do rodízio imposto pela treinadora, e a pontaria calibrada de Micaela, cestinha do encontro com 21 pontos, as locais foram apenas ampliando a vantagem até o apito final.

Com um jogo a mais, Santo André assumiu o segundo lugar na classificação geral com nove vitórias e duas derrotas. Micaela reconheceu que a equipe encontrou problemas nos minutos iniciais. "Estávamos querendo chutar todas e as bolas não caíam. Depois, quando tivemos mais tranqüilidade, tudo mudou. Nosso time está em crescimento porque todo o grupo evoluiu. Para ganhar, é preciso que várias jogadoras façam mais de 10 pontos por partida. É o que está acontecendo agora. Nossa equipe é forte e já estava na hora de mostrar isso", analisou. Destaque de Joinville com 20 pontos, Luciana afirmou que o time sentiu um pouco de cansaço pelo esforço da vitória no fim de semana contra São Caetano. "Algumas jogadoras nossas estavam sentindo dores. Quando Santo André apertou a marcação, ficou mais difícil. Mas acho que a diferença no placar não mostra a realidade das equipes. Quando forçamos a marcação, elas também tiveram dificuldades para jogar", analisou.

Em São Caetano, Mangueira conquistou uma importante vitória que a mantém na briga por uma vaga aos playoffs da próxima fase e aumentou o calvário da equipe dirigida por Norberto Silva, o Borracha, última colocada na competição e chances remotas de classificação às quartas-de-final. As cariocas dominaram as ações durante toda a partida e resistiram à pressão das donas da casa no quarto final. A mangueirense Ivana, com 19 pontos e três cestas de três, foi o destaque da noite no Ginásio Corujeira. "Gostei do time hoje. Não foi uma partida maravilhosa, mas elas jogaram bem. Senti a equipe melhor que nos jogos anteriores, as jogadoras se encontrando na quadra", elogiou o treinador Guilherme Vos. Na sexta-feira, Mangueira recebe Ourinhos, enquanto São Caetano medirá forças em casa contra o terceiro colocado Catanduva, que pode retomar a vice-liderança em caso de resultado positivo, já que levaria vantagem sobre Santo André em caso de empate pela vitória no confronto direto do turno.

Nenhum comentário: