segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Marquinhos apareceu, os vereadores não

Por: Renato César Ribeiro
Foto: Paulo Caetano

A sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Móveis dessa segunda-feira, 10 de janeiro de 2011, na Câmara de Vereadores de Joinville durou exatamente quatro minutos. Na realidade, ela não foi nem aberta, pois, apesar da presença do Secretário Municipal de Educação, Marcos Aurélio Fernandes (PT), não houve quorum para que a sessão ocorresse. Apenas dois vereadores membros da comissão estiveram presentes: o presidente Juarez Pereira (PPS) e o petista João Rinaldi.

Os outros dois membros da CPI são Jucélio Girardi (PMDB) e Joaquim Alves dos Santos, o Quinzinho, (PSDB). A informação dada é que ambos estavam viajando nessa tarde de segunda-feira. Quinzinho já faz parte da CPI desde o ano passado. Já Girardi substitui Osmari Fritz (PMDB). Toda CPI tem cinco membros, porém, Odir Nunes (DEM) deixou a comissão para se tornar presidente da Câmara de Vereadores e ainda não entrou ninguém em seu lugar.

A CPI dos Móveis convidou Maurício Peixer (PSDB), entretanto ele ainda não deu uma resposta oficial. O que se diz é que ele negará o convite ficando a cargo de Odir Nunes a indicação de um novo nome.

Os quatro minutos dessa segunda-feira

Era 15h10min quando o Secretário Municipal de Educação, Marcos Aurélio Fernandes (PT), adentrou com uma pasta em suas mãos à Sala das Comissões 2 Rui Barbosa da Câmara de Vereadores de Joinville para responder à CPI em que é acusado de corrupção. Estava presente ainda o vereador Manoel Bento (PT).

Porém, são necessários, pelo menos, três membros da CPI para que uma sessão seja válida. Não foi o que ocorreu. Juarez Pereira demorou quatro minutos para agradecer a presença de Marcos Fernandes e para informar que os outros dois listados para depor Gilmar Gonçalves e Tarcísio não foram encontrados.

O Gerente de Suprimentos de Materiais e Serviços da Secretaria Municipal de Educação, Zito Carlos Baltazar, também havia sido chamado pela comissão e esteve presente.

Sobre a situação, Marcos Fernandes disse que está disposto a dar os esclarecimentos. "A Câmara de Vereadores chama e nós temos a incumbência de vir. Todos os documentos solicitados foram encaminhados. Está tudo o mais transparente possível", alegou.

A próxima sessão da CPI dos Móveis deve ser marcada para fevereiro.

Entenda mais sobre o possível esquema de corrupção:
Carta revela possível esquema de corrupção no governo Carlito

2 comentários:

Anônimo disse...

Bando de vagab.... pra roubar tem disposicao, isto ta uma vergonha, vamos punir essa gentinha...

Dutra disse...

Depois querem transparecer seriedade, dá vontade de vomitar, na realidade o povo tem o que merece



Fernando