sábado, 19 de março de 2011

JEC joga melhor, mas cede empate em falhas

fotos: Paulo Caetano

RENATO CÉSAR RIBEIRO
renato@gazetadejoinville.com.br

O Joinville Esporte Clube (JEC) teve melhor atuação do que a equipe do Concórdia, porém acabou cedendo o empate nos minutos finais da partida começada às 17 horas desse sábado, 19 de março de 2011, na Arena Joinville. O empate em 2 a 2 deixou o Tricolor em uma situação complicada para a sequência do Campeonato Catarinense de 2011.

Com seis pontos somados no returno, o JEC ficou na terceira colocação provisória da tabela, mas os demais adversários ainda jogam no domingo, dia 20. O Criciúma também atuou nesse sábado e derrotou o lanterna Brusque. O Tigre está com sete pontos conquistados também em quatro jogos, assim como o Tricolor.

Na Arena, o Joinville ficou praticamente todo o jogo no ataque enquanto que, principalmente no primeiro tempo, o Concórdia não conseguia articular suas jogadas. Sem ser efetivo, o JEC sofreu o primeiro gol da partida no final da etapa inicial em chute de Rodrigo Crasso.

No início do segundo tempo, o JEC voltou no ataque e conseguiu o empate em um forte chute de Eduardo aos 32 minutos. Num pênalti duvidoso marcado pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, Ramon virou para o Tricolor. Quando parecia que a vitória do time da casa estava encaminhada, a zaga do time bobeou e o ex-JEC Miro Bahia assinalou o empate.


1º tempo

Desde o minuto inicial, o Joinville atacou. O primeiro lance de mais perigo foi aos 2 minutos. Lima, pela meia direita, passou por um zagueiro, limpou e bateu forte de fora da área sem acertar o gol. Aos 9, o tricolor Eduardo foi sozinho pela esquerda, invadiu a área e tocou para o lado em direção a Ramon, mas o marcador Daniel, do Concórdia, cortou para escanteio.

Desde o começo, o Coelho tentou com bolas erguidas na área, seja em jogadas ou em cobranças de escanteio. Especialmente no primeiro tempo, Ramon cansou de bater tiros de córner. O Joinville demonstrou disposição aos 11 quando Jonatas recebeu na grande área passe de Ramon pelo meio, mas finalizou mal. A torcida aplaudiu.

Aos 13, o JEC perdeu uma boa chance. De fora da área, Ramon enfiou para Jailton, que chegava na pequena área pela esquerda e chutou em cima do goleiro Segala. No mesmo minuto, Lima recebeu de Ramon pela intermediária e tentou de fora da área, mas não pegou bem e a bola foi para fora.

O Joinville tem nas cobranças de faltas uma de suas principais armas. Ela foi usada aos 16 quando Ramon bateu por cima da barreira e o arqueiro desviou para escanteio. Aos 22, Ramon deixou para Lima, pelo centro de fora da área, bater por cima do gol.


Aos 27, Jailton fez bonita jogada pela esquerda na linha de fundo, passou por dois e bateu forte em cima do goleiro para escanteio. Aos 29, Eduardo deu mostras do que treinou durante a semana, conforme o técnico Giba falou às rádios depois do jogo. O camisa 6 tricolor levou para o meio e bateu forte de fora da área. O arqueiro defendeu com o peito.

Aos 30, o Concórdia mostrou que também estava em campo. Barão cruzou pela direita, Selmir não chegou nela, Sig ainda aproveitou, mas o tricolor Eduardo afastou. O time visitante seguia sem dar um único chute a gol.

Aos 34, Ramon cobrou mais uma falta com perigo para defesa de Segala. Aos 35, o Concórdia mostrou que podia marcar. Tiago Cristian bateu escanteio, Sig, na pequena área, cabeceou e Max defendeu no reflexo. Julio Bastos ainda isolou para escanteio.

Aos 45, o Concórdia tirou o primeiro zero do placar. Miro Bahia deixou para Barão cruzar na linha de fundo pela direita e Rodrigo Crasso bateu cruzado de perna esquerda para marcar o gol. Gol! Concórdia 1 a 0.


2º tempo

O Joinville continuou atacando mais. Aos 30 segundos, Mateus ajeitou de perna direita e arriscou de fora da área. Ao 1 minuto, Linno cobrou falta forte, a bola quicou e o goleiro defendeu. Aos 2, Ramon deixou para Jailton bater de fora da área com perigo. Aos 5, Ramon bateu mais uma falta por cima das traves.

Aos 6, o Concórdia chegou mais uma vez. Tiago Cristian aproveitou na linha da grande área e bateu para o gol prensado com Linno, para Max defender. Aos 9, o JEC no ataque de novo. Ramon deixou para Pantico, que entrou no intervalo no lugar de Jonatas, bater de fora da área forte pelo lado da meta de Segala.

No segundo tempo, o time visitante atacou mais. Aos 15, Sig mandou para frente, a defesa do Joinville parou ao pensar que tinha sido marcado escanteio, porém, a jogada valia. Tiago Cristian invadiu a área livre e desperdiçou. Aos 17, o mesmo Tiago Cristian recebeu cartão amarelo de bobeira por andar com a barreira, Ramon cobrou bem pela direita, mas para fora.

Aos 23, o camisa 11 do Concórdia, Tiago Cristian, fez falta em Mateus, recebeu o segundo amarelo e foi mandado para o chuveiro mais cedo. A partida melhorava para o Joinville. Aos 25, o tricolor Pantico cruzou pela direita, Lima desviou raspando, mas a bola foi para a linha de fundo.

Lance do primeiro gol do Joinville

Aos 32, o Joinville trocou passes até a bola chegar para Eduardo tentar mais uma vez sua jogada treinada durante a semana. O atleta bateu forte de fora da área e acertou um bonito gol estufando a rede. Gol! Joinville 1 a 1 Concórdia.

A partir desse momento, o Tricolor pressionou. Lançou várias bolas na área que eram afastadas pela zaga de Concórdia. Aos 37, numa dessas alçadas na área, Lima foi segurado pelo zagueiro Sig, que recebeu cartão amarelo, o que caracterizou o pênalti. Na cobrança, Segala escolheu seu canto esquerdo enquanto Ramon cobrou no centro. Gol! E o Joinville virou (2 a 1) com um atleta a mais em campo.

Entre a marcação de pênalti e o gol passaram-se três minutos. Ou seja, era 40 minutos do segundo tempo e o Tricolor vencia por 2 a 1 com a vantagem de um jogador a mais. Mesmo assim, isso não foi o suficiente.

Aos 42, em cobrança de falta pela meia direita, a defesa tricolor se "embananou", Julio Bastos "furou", Miro Bahia aproveitou para chutar forte para o empate. Gol! Concórdia 2 a 2 Joinville. Pantico ainda foi expulso aos 49 por tentar agredir o adversário e não atua na próxima partida, quarta-feira, às 20h30, contra a Chapecoense na Arena Condá.

Ramon fez o gol de quando o Joinville virou.

Nenhum comentário: