quarta-feira, 9 de março de 2011

Seis mil foliões acompanham escola de samba em Barra Velha

Foto: Juvan Neto

A Escola de Samba “Em Cima da Hora”, uma das melhores do norte de Santa Catarina e vencedora do Carnaval de Jaraguá do Sul, reuniu na noite de segunda-feira, dia 7 de março, o maior público registrado no “Carnaval Barrafolia 2011” promovido pela Prefeitura de Barra Velha. Em torno de seis mil pessoas marcaram presença na avenida Santa Catarina para acompanhar o desfile, oferecido pela Prefeitura e iniciado na rotatória da Imobiliária Espindola.

O trajeto seguiu até a passarela do samba da rua Ernesto Krause, em frente à lagoa, e de acordo com a organizadora do Carnaval Barrafolia 2011, Conceição Freitas, o público superou o do desfile do bloco de sujos “Futgay”, promovido no domingo à tarde (dia 6). Conceição e o prefeito Samir Mattar (PMDB) avaliaram entre 12 e 15 mil pessoas participantes das cinco noites de carnaval de rua, juntamente com o desfile da escola de samba jaraguaense, o bloco de sujos e uma tarde de carnaval infantil.

Apesar dos esforços, Conceição reconheceu a queda de público no carnaval deste ano. Clima frio, carnaval no mês de março e três ocorrências de chuva em Barra Velha no período são fatores que podem ter influenciado na queda de público. A sexta-feira de abertura da festa, dia 4, foi a mais fraca, em virtude da chuva que não deu tréguas. Os aguaceiros gelados também complicaram a situação durante o Futgay.

Conceição calcula que pelo menos três mil pessoas acompanharam o trajeto do Futgay pela avenida Santa Catarina. Conceição elogiou a persistência dos foliões, que apesar da chuva, não deixaram a tradição de lado e partiram para um irreverente desfile de “beldades”, entre aspas, na rua Ernesto Krause. No sábado foi eleita a jovem Gisele, do Bloco Fuga da Lula, como rainha do Carnaval. E na terça-feira, dia 8, houve a eleição do melhor bloco. Entre as novidade do carnaval barra-velhense neste ano, houve a inclusão das “musas do Carnaval” e também a ampliação do horário da folia, que invadiu as madrugas.

Fonte: Conceição Freitas - Organização do Carnaval Barrafolia 2011

Nenhum comentário: