terça-feira, 22 de março de 2011

Museu do Sambaqui reabriu nessa terça-feira

foto: Eberson Theodoro

Após ser atingido pelas cheias do dia 10 de março, o Museu do Sambaqui foi reaberto nessa terça-feira, 22 de março de 2011. Foram 11 dias que o local ficou fechado para a visitação. Nesse tempo, os funcionários trabalharam na limpeza e na organização do lugar. Os alagamentos se tornaram rotina devido à proximidade com o rio Cachoeira, no Centro da cidade. Como isso não é novidade, o acervo foi colocado de modo a não sofrer danos.

A coordenação do Sambaqui e do Patrimônio Histórico de Joinville procura novas soluções para evitar que o acervo seja destruído com as constantes cheias. O museu joinvilense é um dos mais importantes da arqueologia brasileira e contempla vestígios dos primeiros habitantes da região Sul do Brasil.

Não se sabe ao certo que altura a água chegou, pois o alagamento aconteceu no meio da noite. Porém, chegou a molhar um dos estandes da exposição "Pré-história Regional". Nas enchentes de janeiro, o Museu do Sambaqui foi danificado também, quando a água chegou a 35 centímetros de altura.

Nenhum comentário: