segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MT, PR e SC lideram em acidentes de trânsito




Sobrou até para Santa Catarina a chamada de atenção do deputado federal Eliene José de Lima (PP-MT), hoje (10) no plenário da Câmara em Brasília. De posse de pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada na quinta-feira passada, Eliene de Lima alertou que os estados do Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina são os líderes em acidentes de trânsito no país.

A cobrança maior foi para o seu Estado, Mato Grosso, mas PR e SC também levaram puxões de orelha do progressista. “Além disso, essa pesquisa, mostra que, além de Mato Grosso, os Estados do Paraná e de Santa Catarina também apresentam os maiores riscos de morte por acidente em transportes terrestres. Juntos, os três Estados lideram a lista dos que registram o maior número de mortes ao volante, seja em acidentes registrados nas rodovias que cortam os Estados campeões, ou em acidentes nas vias urbanas”.

Eliene de Lima fez um apelo aos órgãos responsáveis pela formação dos condutores, às secretarias de trânsito e Detrans, para que “foquem suas ações de forma mais responsável e mais preocupada com esse quesito”.


Dinheiro

Segundo o deputado, parte de sua indignação é porque o presidente do Denatran estaria segurando verbas para o setor. “Gostaria de fazer um apelo ao Presidente do DENATRAN, Alfredo Nascimento, para que agilize logo os recursos que temos parados, previstos no Orçamento. São mais de R$ 1,5 bilhão, para a educação no trânsito e que até hoje não se achou a forma de sua aplicação.

Gostaria que o meu Estado, o Mato Grosso, assim como Paraná e Santa Catarina, que têm demonstrado maiores problemas, sejam priorizados nesse quesito e recebam recursos para que possamos fazer uma educação no trânsito que atenda a essas preocupações que a pesquisa mostrou”, disse da tribuna do plenário.


Ricardo Wegrzynovski
Gazeta de Joinville / Brasília

Um comentário:

Anônimo disse...

hahahahaha, esse deputado parece o Roberto Carlos !!!