domingo, 11 de janeiro de 2009

Chávez diz que trégua em Gaza está nas mãos de Obama

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse neste sábado (10) que espera que "Obama encerre o genocídio que Israel executa na faixa de Gaza". Desde o início da ofensiva israelense na região, em 27 de dezembro, mais de 800 palestinos e 13 israelenses foram mortos.

"Mister Obama o senhor tem uma prova, esperemos, pois se alguém pode interromper este massacre é o presidente dos EUA, pois é o presidente [George W. Bush] que o ordenou. Tomara que Obama honre a esperança que sua eleição criou em algumas partes", disse Chávez.

Durante um ato oficial, Chávez anunciou que neste domingo seguiria em direção ao Egito com um avião venezuelano abastecido de ajuda humanitária para a população de Gaza.

O líder venezuelano, que ordenou na última terça a expulsão do embaixador israelense, Shlomo Cohen, reiterou que tomou esta decisão "por dignidade e como demonstração de que pode ser feito algo contra o genocídio em Gaza".

Chávez reiterou sua crítica ao mundo por permanecer "de braços cruzados", enquanto Israel, segundo ele, por ordem do governo Bush, "massacra os palestinos em Gaza e desconhece as resoluções e apelos de um cessar fogo das Nações Unidas".

"Israel, infelizmente, se transformou em um braço assassino dos EUA. E eu não tenho a menor dúvida [...], tudo isto é uma ordem do império, os israelenses não estão atuando por si mesmos, são um braço executor de uma política genocida", disse.

Um comentário:

Anônimo disse...

hugo sabe oq ta falando,porque ta mais perto da verdade.