Uma comissão da Associação Paranaense de Cultura (APC) - mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) - esteve reunida na tarde desta segunda-feira (19) com o prefeito Carlito Merss para formalizar o interesse de implantar uma unidade da Universidade Católica em Joinville.
Essa foi a primeira reunião de uma análise que vem sendo feita há dois anos pela APC. De acordo com os representantes, a decisão institucional já está tomada.
"A PUC vem com o intuito de ser PUC-SC. Fizemos uma longa análise com base na oferta, demanda e potencial de desenvolvimento da região e concluímos que em Joinville ainda há espaço para uma universidade de qualidade com abrangência para ensino, pesquisa, extensão, transferência de tecnologia e gestão de propriedade intelectual", afirmou Marco Barbosa Cândido, superintendente da APC.
Com a proximidade de Curitiba, a nova unidade catarinense poderá utilizar um intercâmbio com profissionais e estrutura da PUC-PR.
Inicialmente, a unidade começaria com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Há em Joinville uma boa relação com a mantenedora da PUC incluindo um trabalho feito também pela Diocese da cidade.
O padre Ivan Macieski participou da reunião representando o bispo Dom Irineu Roque Scherer. Também esteve presente o vereador Osmari Fritz. "Vamos dar o apoio para implantação. Queremos conhecimento, vamos discutir a forma de ser parceiros e vamos também envolver mais setores da comunidade nesta questão", disse o prefeito.
Carlito também apresentou um perfil do ensino superior da cidade e citou o déficit de escolas estaduais na cidade e da dívida da Prefeitura com a Univille.
A APC afirmou que continua um estudo para identificar quais os possíveis cursos que poderão ser trazidos para Joinville. A expectativa é de até dez cursos, com vestibular para 2010/2011. A PUC não tem unidades em Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário