segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Secretário de Desenvolvimento visita Ajorpeme


O secretário de Desenvolvimento de Joinville, Eni José Voltolini, e o secretário interino da mesma pasta, Francesc Boehm, visitaram a Ajorpeme na tarde de sexta-feira, dia 16. O objetivo foi colocar a Prefeitura à disposição das necessidades para o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Na oportunidade, a Ajorpeme tratou da viabilização do Parque Empresarial Ajorpeme e da Sociedade de Garantia de Crédito. As autoridades foram recebidas pela presidente da associação, Maria Salete, pelo presidente do Instituto Ajorpeme, Roberto Luís e pelo ex-presidente Jucemar da Cruz, que atualmente ocupa o cargo de presidente do conselho deliberativo. Também participaram do encontro o vice-presidente de relações institucionais da associação, José Roberto Pereira, e o conselheiro Raulino João Schmitz.

O Parque Empresarial Ajorpeme é um projeto que tem por objetivo destinar uma área já existente no Paranaguamirim, zona sul, de 530 mil metros quadrados ao custo estimado de R$ 60 milhões que abrigará 114 micros e pequenas empresas. Na localidade já foi realizada drenagem, o espaço é plano e está a cinco metros acima do nível do mar, evitando assim o transtorno das enchentes. A vistoria ambiental está aprovada, bem como a análise de solo.
A Ajorpeme está pedindo à Prefeitura a instalação da rede de água, pavimentação e iluminação pública. As empresas que quiserem se instalar na área deverão passar pelo crivo da associação e a iniciativa deverá gerar mais negócios, criação de emprego e renda e, por conseqüência, impostos.

Para José Roberto Pereira, a iniciativa pode ser tida como um projeto piloto no Estado. O vice-presidente de relações institucionais frisou a preocupação com o meio-ambiente afirmando que “o projeto é totalmente sustentável. Há também a necessidade de uma estação de tratamento de efluentes, pois a área terá empresas de diversos segmentos”, frisou.

Segundo Jucemar da Cruz, a criação do parque levará o desenvolvimento para a região e poderá destinar um espaço para a implantação de uma unidade de educação profissionalizante do município. “Porquê não instalar uma Fundamas no local?”, questionou. Jucemar destacou que a área é próxima à rodovia BR-280 que será duplicada em breve desafogando o trânsito na região.

O secretário Eni Voltolini se mostrou bastante entusiasmado com o projeto, reforçou o interesse do Executivo Municipal em promover parcerias com a Ajorpeme, e demais entidades de classe, e frisou que fará o possível para a viabilização do parque. “Vamos levar a iniciativa adiante, conversar com os outros órgãos da Prefeitura e ver como está o trâmite na secretaria”, disse.

Outro projeto que está em fase de elaboração e que chamou a atenção das autoridades é a Sociedade de Garantia de Crédito. Trata-se de uma iniciativa que reunirá empresários de pequenas e micro empresas, cada qual com um capital investido, e tem por finalidade buscar recursos junto ao Sebrae, BID, BNDES, bancos e demais instituições financeiras.
Segundo Maria Salete a iniciativa já existe em outros países, tem dado muito certo e no Brasil há apenas uma sociedade destas localizada na serra gaúcha. “O empresário de micro e pequena empresa tem dificuldades de captar recursos junto aos bancos pelos meios convencionais em função das dificuldade em oferecer garantias. Quando consegue, o faz a juros elevados e desta forma as instituições financeiras disponibilizarão mais recursos com juros mais acessíveis já que as garantias a serem oferecidas são garantias reais. ”, ressaltou.

Os representantes acharam a iniciativa interessante e pediram que a Ajorpeme formalize o projeto e encaminhem à Prefeitura e demais órgãos competentes. “Quanto mais recursos disponíveis às MPE's melhor, pois são as micros e pequenas que contratam primeiro quando a situação econômica é favorável e são as últimas a demitir quando a situação é contra”, disse Francesc.

Colaboração: Osni Alves

Nenhum comentário: