terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Defesa Civil será reestruturada

O prefeito Carlito Merss recebeu nesta segunda-feira (26) a nova coordenação da Defesa Civil do município.

Na reunião, ele anunciou que vai, com a reforma administrativa, incorporar o órgão à futura Secretaria ou Fundação da Segurança e Vigilância.

Carlito pediu também uma nova estrutura bem organizada, com retorno mais rápido ao cidadão e que se tenha o básico para trabalhar melhor caso ocorram novos desastres. "A Defesa Civil vai ter um novo espaço, queremos nos sentir orgulhosos dela, queremos garantir uma Defesa Civil do tamanho que Joinville merece. Não vamos aceitar a partidarização desse órgão", disse Carlito.

A Defesa Civil de Joinville está formada com Alvir Schneider como gerente, Daniele Staczak da Rosa como coordenadora administrativa, Marnio Luiz Pereira como coordenador operacional e Milton Farikoski como coordenador de minimização.

"Vamos estabelecer projetos, uma rotina de trabalho e vamos buscar verba para novos equipamentos. Antes, surgia o problema e a Defesa Civil ia lá para resolver de qualquer forma", disse Schneider.A nova coordenadoria solicitou ao prefeito um veículo, uma linha de telefone fixo e uma linha de telefone celular. "Acreditamos que há uma demanda reprimida gigantesca porque muita gente liga e dá ocupado", disse Mano Ferreira, diretor executivo do Gabinete do Vice-Prefeito, que por enquanto supervisiona o órgão.

A Defesa Civil de Joinville hoje trabalha com apenas um veículo. Há ainda outros entraves como projetos parados, vistorias defasadas e falta de equipamentos. O único GPS utilizado é emprestado de um particular. "Chegamos a deixar de receber ajuda de particulares nessa última enchente porque a Defesa Civil não tinha um fundo próprio para receber o dinheiro", disse Marnio.

Hoje a Defesa Civil e a Seinfra estão supervisionando o trabalho de três equipes que trabalham nas áreas atingidas pelas chuvas. O trabalho começou em 13 de janeiro e vai até 13 de abril. São quatro tratores, três escavadeiras hidráulicas e dois caminhões, contratados com recursos da Defesa Civil do Estado. As equipes hoje estão no Costa e Silva, Nova Brasília, Itaum e Boehmerwald. O órgão trabalha também num mapeamento de áreas alagadas, conferindo se as casas foram atingidas para receberem recursos. "Nós constatamos que muitos que pediram não foram atingidos", disse Mano.

Nesta terça-feira (27), a Defesa Civil fará uma reunião com moradores e comerciantes da rua XV de novembro, na região do bairro Glória, para traçar ações para tentar resolver os problemas com os últimos desabamentos na área.Entre as metas para 2009 que foram entregues ao prefeito estão: agregar os voluntários, reativar o projeto "Vigilantes das Chuvas" nas escolas, implantar sistema de monitoramento de alerta para inundações, implantar o projeto "Escola Segura, Comunidade Segura", participar de eventos de capacitação e promover cursos, realizar exercícios simulados com a comunidade, implantar núcleos nas regionais, realizar um banco de dados de eventos históricos na cidade, além de estudos científicos e novas estatísticas.

Nenhum comentário: