quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Finalizada dragagem do rio Cachoeira, em Joinville

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville informa que foram finalizados os serviços de dragagem em três trechos do rio Cachoeira, em Joinville, que estava sendo realizado pela empresa Costa Sul Serviços de Dragagem, vencedora da licitação. Os investimentos somam R$ 65 mil e são provenientes do Governo do Estado, através da SDR-Joinville e conta com o apoio do Departamento Estadual de Transporte e Terminais (Deter).

Os serviços de desassoreamento (dragagem) do canal de navegação do rio Cachoeira foram realizados em três trechos distintos, numa extensão entre o Mercado Público e a Ponte do Trabalhador, ambos em Joinville. A dragagem faz parte da instalação da primeira hidrovia de Santa Catarina, que compreende 23 quilômetros entre o Terminal Hidroviário de Joinville (Mercado Público) e o Terminal de Passageiros de São Francisco do Sul (Centro Histórico). De acordo com o diretor geral da SDR-Joinville, engenheiro Fernando Camacho, o desassoreamento é um procedimento que deverá ser rotineiro para que as embarcações possam navegar com mais segurança pelo curso do rio e da lagoa.


Sinalização náutica

A sinalização náutica para navegação diurna e noturna, entre os terminais aquaviários de Joinville e São Francisco do Sul, está sendo executada pela Giramar Apoio Marítimo, empresa vencedora da licitação. São investimentos de R$ 790 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville. Dentre as especificações do edital, a empresa é responsável pela instalação de 11 bóias na Lagoa do Saguaçu, 8 bóias na Baía Babitonga e ainda 24 lanternas solares, entre outras intervenções.

Este projeto da primeira hidrovia de Santa Catarina é idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, com autorização do Departamento Estadual de Transportes e Terminais (Deter) e da Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, e a operação fica autorizada pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). O transporte está sendo realizado pela empresa Jet Bus Transportes Marítimos que disponibiliza duas embarcações: Jet Bus (84 lugares) e Jet Van (20 lugares).

Nenhum comentário: