sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vigilância interdita fonte de água clandestina no Saguaçu


Laudo apresentado pelos fiscais comprova que água captada há mais de 30 anos contém coliformes fecais

Reportagem: Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com
Foto: Kamel Filho

Uma equipe da Vigilância Sanitária interditou uma fonte de água sem tratamento que abastecia moradores das esquinas da rua Ágata com Ametista, no bairro Saguaçu. Os fiscais cumpriram determinação judicial ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE/SC).

Segundo laudo apresentado pelos fiscais da Vigilância, a fonte que abastecia dezenas de casas de alto padrão, estava contaminada por coliformes fecais e por isso representava riscos a saúde pública. “A Águas de Joinville identificou inclusive que esta água captada da fonte e sem tratamento estava se misturando a água tratada oferecida pela empresa”, informou o coordenador interino da Vigilância, Gean Carlos Kühlkamp.

Moradores que utilizavam a água vinda da fonte ficaram surpresos com a atuação da Vigilancia Sanitária e reclamaram que ficariam sem água para consumo. “E agora, o que faremos sem água”, reclamavam.

A captação da água vem de uma área de preservação no morro do Boa Vista. Há mais de 35 anos os moradores fizeram canalização da água e afirmam que só usam para tomar banho e lavar roupa. “A água que nós usamos para beber, nós mesmos compramos”, justificava uma moradora.

“Apesar disso, eles têm que entender que o caso é de saúde publica e estamos apenas cumprindo uma determinação da Justiça”, completou Kühlkamp.


2 comentários:

Anônimo disse...

sera tudo isso?olha quem fala?agua de joinville esta preocupada?claro!quando se trata de só eles(agua de joinville)superfatura as custas da necessidade do povo,e ai vem o laudo que a fonte é impropria.eu até nao seria contra ,mas,estamos falando da mais irresponsavel aguas de joinville a mesma que a direçao fazia parte da casan em joinville.

Luiz Carlos Lopes disse...

Comentário 2:
Tenho 59 anos de idade, resido no Boa Vista, início, e até o dia de hoje nunca ouvi falar que quem toma água oriunda de fontes do morro do Boa Vista tenham morrido ou sequer passado mal. O morro do Boa Vista é praticamente desabitado de tudo inclusive de bichos para poluir o lençol freático, pois segundo a matéria trata-se de fonte. Se estão usando esta água a mais de 35 anos então me mostre dados de contaminação de pessoas que aí sim vou concordar. É que não existe dados e o que está acontecendo é gente querendo se promover com alguma coisa ou favorecer a distribuidora Amae. A Amae é só distribuidora de água potável, pois a água já é nossa. Como a bactéria vai sobreviver a uma temperatura de 44,5°C se nem animais tem para produzi-la? Esta ESTÒRIA está mal contada.