domingo, 4 de janeiro de 2009

Governo brasileiro repudia ofensiva de Israel em Gaza

Seguindo a onda de reações pelo mundo, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou na noite deste sábado nota de repúdio à nova ofensiva, por terra, de Israel na Faixa de Gaza e pede uma rápida realização de uma conferência internacional para debater o fim do conflito na Palestina. Veja a íntegra da nota do Itamaraty:

"O Governo brasileiro deplora a incursão militar terrestre israelense na Faixa de Gaza, que tende a agravar ainda mais o conflito israelo-palestino.

"Reiterando declarações anteriores em que conclama ambas as partes a se absterem de atos de violência, o Governo brasileiro apóia os esforços, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, por um cessar-fogo imediato, de modo a permitir a pronta retomada do processo de paz.

" A realização de uma conferência internacional em seguimento à reunião de Annapolis, conforme proposta feita pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, constituiria passo importante para o restabelecimento da paz na região, com base no reconhecimento do direito de constituição do Estado palestino e da existência de Israel em condições de segurança.

"Com este objetivo, o Ministro Celso Amorim manteve contatos nos últimos dias com lideranças políticas européias, norte-americanas e árabes, bem como com o Secretário-Geral da ONU. O Ministro Celso Amorim encontra-se no momento em Lisboa, onde manterá conversações com autoridades portuguesas, inclusive sobre o processo de paz na Palestina".

Nenhum comentário: