quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Carlito dá o "start" para construção de parques

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, e o presidente do IPPUJ, Luiz Alberto de Souza, receberam na tarde desta quarta-feira (04/02), os técnicos do Fonplata, Marcelo M. de Paula - coordenador do Setor de Empréstimos e Oscar Baldivieso Menacho - assistente técnico.

A visita da missão tem por objetivo formalizar os primeiros contatos com a nova gestão e dar continuidade ao processo de financiamento do Programa Linha Verde - Eixo Ecológico Leste e Estruturação de Parques Ambientais. O Programa tem como foco o desenvolvimento da Cidade de Joinville, a partir da implantação de parques destinados ao lazer e recreação.

Serão implantados, além do trecho Aeroporto/Região Leste do Eixo Ecológico Leste, uma rede de 9 áreas de lazer em diferentes regiões da cidade assim como uma rede cicloviária de aproximadamente 32 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas urbanas integrando todos os parques.

O valor total do financiamento junto ao Fonplata (Fondo para el Desarollo da la Cuenca del Plata) é da ordem de US$14.750.000,00; sendo U$ 2.950.000,00 de contrapartida do Município.

O Presidente do IPPUJ, Luiz Alberto de Souza, informou que a visita da missão é de rotina e acontece a cada seis meses. "Estamos com 50% das questões encaminhadas e as obras do Fonplata, efetivamente a partir de agora, passam a se materializar. Até o final do ano pretendemos inaugurar quatro Parques (Portal do Mar, Parque da Cidade, Parque do Boa Vista e Parque das Águas) e o Sistema Cicloviários", afirmou o Presidente.

Para Marcelo de Paula, chefe da missão, o banco está muito satisfeito com os resultados da parceria com a Prefeitura de Joinville. Principalmente quanto ao resultado que trará para o desenvolvimento social da cidade. "Entendemos a complexidade dos projetos do ponto de vista ambiental, cessão de uso e desapropriações. Estamos acompanhando os esforços dos técnicos da Prefeitura para viabilizar os projetos, que, fora os entraves burocráticos de rotina, são de rápida execução. Aproximadamente seis meses", destacou Marcelo de Paula.

Segundo o Diretor Executivo de Convênios do IPPUJ, Celso Pomin Liberato, que também participou do encontro, foram apresentados aos técnicos do Fonplata status dos projetos como: estágios de licitações, gastos, entre outras informações. As maiores dificuldades, de acordo com Celso, estão nas liberações de licenças ambientais por parte da Fatama. "Devido à grande demanda de trabalho do órgão licenciador, os processos para obtenção das licenças ambientais têm consumido um prazo muito superior ao estimado originalmente, o que tem refletido no retardamento do início das obras" afirmou Celso.

O prefeito Carlito Merss agradeceu a visita colocando-se a disposição dos técnicos do IPPUJ, bem como do Fonplata, para contribuir no que for necessário para viabilizar e agilizar a execução do Programa. "Ainda hoje (04/02) encaminharei solicitação de formação da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projetos do IPPUJ), bem como entrarei em contato com a Fatma em Florianópolis para me inteirar sobe as liberações ambientais.

Espero que a próxima reunião seja para realizarmos as inaugurações dos parques. Contem comigo", afirmou Carlito.

Nenhum comentário: