quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tambores Japoneses na Casa da Cultura

A Casa da Cultura começa suas atividades em 2009 já estabelecendo parcerias. Prova disso é o espetáculo de tambores japoneses que o Grupo Musical Paraguaio Yguazu Taiko apresenta nas dependências da Casa da Cultura neste sábado, às 20 horas.

Gratuito, o espetáculo é fruto de uma parceria da Fundação Cultural de Joinville por meio da instituição com a Aliança Cultural Brasil-Japão de Joinville (ACBJJ). A Escola de Música Villa Lobos da Casa da Cultura mantém projeto em parceria com a ACBJJ desde outubro de 2008 e cede instalações para as aulas de taiko para 32 alunos, sendo 13 da escola.

Essas aulas são abertas ao público joinvillense e gratuitas. O trabalho da ACBJJ integra projeto maior da Federação das Entidades Nikkeys de Santa Catarina (FANSC) para as associações nipo-brasileiras de São Joaquim, Florianópolis, Frei Rogério e Joinville.

A FANSC pleiteou, em projeto próprio, tambores tradicionais ao governo japonês. O projeto foi aprovado e parte dos instrumentos destinados estão distribuídos entre as entidades. A ACBJJ é uma delas e dissemina o conhecimento de seus antepassados por meio das aulas de música. Sobre o Grupo Musical Paraguaio Yguazu Taiko.

O grupo musical de taiko, da colônia japonesa de Iguazu, no Paraguai, é conhecid por preservar a cultura japonesa e, especialmente, o taiko tradicional. Alguns membros desse grupo se destacaram nas atividades de 2008 e como incentivo musical realizam apresentações pelas cidades catarinenses que participam do projeto dos tambores japoneses.

Assim, Joinville está no roteiro dessa excursão musical que objetiva a divulgação do taiko. O grupo conta com seis instrumentistas que realizam um espetáculo de 50 minutos.

Serviço
O quê: Espetáculo de tambores japoneses na Casa da Cultura Quando: Neste sábado, dia 07/02, às 20horas Onde: Auditório da Casa da Cultura de Joinville Quanto: Gratuito

Nenhum comentário: