Quem ainda não solicitou o FGTS por causa dos estragos que as enchentes do ano passado causaram deve se dirigir até a Arena Joinville até a próxima sexta-feira (20/02). A Prefeitura estendeu o prazo para aqueles que perderam a data em outras regionais. Essa semana também é a vez da Regional Centro (que está recebendo as solicitações na Arena) e da Regional de Pirabeiraba, que atende na sede mesmo.
O atendimento é das 8h às 20h. O prefeito Carlito Merss acompanhou o início do trabalho nesta segunda-feira na Arena. A iniciativa vai ajudar muitas pessoas como a auxiliar-administrativo Géssica Morgana Vieira, do bairro Nova Brasília, que perdeu o prazo. "Fiquei sabendo pela minha vizinha que retirou, mas na minha Regional a data já tinha passado", ressalta, sendo a Regional do seu bairro foi a primeira a ser atendida no mês passado. "Perdemos bastante coisa, mas não perdemos as pessoas queridas. Quero o fundo para ver se arrumo a casa e para comprar móveis que estragaram", conta Géssica que teve até que andar de barco para sair da enchente que atingiu o local onde ela mora.
Tem direito ao cadastramento quem reside em domicílios atingidos pela calamidade e que possuam saldo de FGTS. Cada solicitante deverá apresentar seu próprio comprovante de residência. Desde o dia 19 de janeiro, até agora, foram feitas 3.500 pedidos. Destes processos, 2.600 já estão na Caixa Econômica Federal, em fase de liberação ou aptos ao saque. Outros 600 pedidos ainda dependem da verificação da Defesa Civil.
O prazo de liberação do recurso do fundo é de 10 dias úteis, mas isso depende de estar completa a documentação solicitada. A Defesa Civil explica que, em alguns casos, o prazo se estende porque existem áreas que não foram mapeadas como atingidas pelos alagamentos.
Nesses casos, é necessária a visita da equipe de vistoria para emitir a declaração de que o local foi afetado. Com a verificação feita, o ponto é acrescentado ao mapeamento. O dia 12 de março é o prazo final para a entrega de documentações na Caixa, que fica responsável pela solicitação quando há necessidade de complemento.
Quais os documentos que precisam ser apresentados na hora do cadastro?
- Carteira de Identidade ou CNH válida.
- Carteira de Trabalho.
- Comprovante de residência, em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da calamidade.
- Número do PIS e de um telefone para contato.
- (Outros documentos serão preenchidos no atendimento e anexados ao processo).
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