quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Tribunal de Contas do Estado vem acompanhar fechamento do balanço

Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com

Os desdobramentos da morosidade na elaboração do balanço consolidado do exercício de 2008 da Prefeitura Municipal de Joinville já começaram. Após um pedido do secretário da Fazenda, Marcio Florêncio, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro José Carlos Pacheco, designou uma equipe de três técnicos para acompanhar o fechamento do balanço da gestão passada. O objetivo é tratar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura para fechar as contas referentes a 2008.

Os técnicos designados são os diretores Geraldo José Gomes, (Controle dos Municípios); Edison Stieven, (Controle de Licitações e Contratações); e Adriana Martins de Oliveira, (Informática). Eles chegam na próxima quinta-feira (12) e terão uma reunião às 14 horas do com o secretário Marcio Florêncio

A vinda de uma equipe do TCE a Joinville está relacionada ao o pedido de prorrogação de prazo da Prefeitura para a apresentação dos relatórios dos 5º e 6º bimestres de 2008, que ainda não foram computados.

No dia 30 de janeiro, o prefeito Carlito Merss esteve na sede do TCE e solicitou ao presidente do tribunal, o conselheiro José Carlos Pacheco, um prazo maior para apresentação dos números referentes à gestão passada. O presidente, em caráter extraordinário concedeu prazo até o dia 31 de março para que o balanço consolidado de 2008 fosse remetido ao tribunal.

Secretário exonera gerente de contabilidade da gestão passada

Mas a última terça-feira não se limitou apenas à confirmação da vinda de uma equipe do TCE ao município. Na tarde da última terça-feira (10), o secretário da Fazenda, Marcio Florêncio, confirmou a exoneração do gerente da Unidade de Contabilidade Geral, José Marcos de Souza, indicado pela gestão passada para fechar o balanço do exercício de 2008.

Florêncio justificou que a exoneração foi de "ordem técnica, motivada pela necessidade de dar um novo ritmo de trabalho ao setor". Segundo o secretário, a morosidade do trabalho estava colocando em risco o atendimento do prazo estabelecido pelo TCE". Para concluir o balanço no prazo estabelecido pelo TCE uma equipe de 23 pessoas trabalha oito horas por dia no setor da Contabilidade da Prefeitura na atualizaçãoda contabilidade. Além disso, os servidores da Prefeitura estão tendo o apoio de uma equipe da Aporte, empresa responsável pelo novo sistema. "Na medida em queas dificuldades vão surgindo, os técnicos da empresa vão apresentando assoluções", explicou Florêncio.

Um comentário:

Luciano disse...

Que notícia boa!!!!! Até que enfim esse cara foi expulso da prefeitura.

Um sujeito totalmente arrogante, que fica toda hora aos berros com seus funcionários e que já era prá ter saído a muito tempo da prefeitura e não sei porque ainda permanecia lá infernizando a vida de todos com seus rompantes de insanidade.

Totalmente neurótico, reclamava até de uma 'vírgula fora do lugar" numa carta comercial. Mas não sabia resolver nada, pois sempre botava a culpa nos funcionários.

Fora os processos por danos morais que ele tem nas costas.

Já trabalhei na Fazenda e não sinto saudades nenhuma. Era um verdadeiro inferno aquilo lá. Tudo causado pelo José Marcos de Souza.

Já vai tarde...e não vai fazer falta alguma.