terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Joinville recebe encontro sobre educação inclusiva

Durante toda esta semana, Joinville recebe representantes de 20 municípios vizinhos que irão debater as políticas públicas de inclusão nas unidades de ensino. A abertura do segundo Curso de Formação de Gestores e Educadores do "Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade" foi realizado nesta segunda-feira (2), na Sociesc. O público alvo são os professores.

O tema da palestra foi deficiência visual e atendimento educacional especializado. A palestrante professora, Elizabeth Dias de Sá, psicóloga graduada pela UFMG e especializada no assunto, tomou como base os recursos pedagógicos e tecnológicos que ajudam na aprendizagem. Ela reforçou que deficiência não significa dificuldade de aprender, e sim barreiras existem no ambiente de ensino.

O objetivo principal do Ministério da Educação (MEC) por meio das secretarias municipais é garantir aos alunos o direito e a permanência nas escolas da rede regular de ensino. A iniciativa é de 2003 e tem adesão de 147 municípios-pólo, entre eles, Joinville.

As 20 cidades participantes são: Araquari, Balneário Barra do Sul, BarraVelha, Braço do Norte, Campo Alegre, Canelinha, Corupá, Garuva, Governador Celso Ramos, Guaramirim, Itapiranga, Itapoá, Mafra, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João Batista, São João do Itaperiú e Urubici.

Nenhum comentário: