quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Joinville reapresenta projeto do Eixo Norte/Sul

A Prefeitura de Joinville vai reapresentar ao Governo Federal projeto para a implantação de corredores estruturantes de transportes, o Eixo Norte/Sul. O objetivo é garantir recursos do programa Pró-transporte, do Ministério das Cidades. O projeto, que recebeu ajustes, será um dos assuntos da reunião do prefeito Carlito Merss com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no começo de março, em Brasília. "Precisamos correr atrás de recursos, que acreditávamos já estarem garantidos, para viabilizar este projeto", disse.

Nesta quarta-feira (25), Carlito conheceu os estágios do projeto durante reunião de trabalho com os secretários de Infra-estrutura (Seinfra), Nelson Trigo, e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Eduardo Dalbosco. Também participaram o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (IPPUJ), Luiz Alberto de Souza, e o diretor-executivo do instituto, Vladimir Constante.

Mudança Com relação ao projeto original, há mudança no elevado da rua Padre Antônio Vieira. O elevado será agora na avenida Beira-rio, por questões de segurança dos motoristas e maior capacidade de tráfego. Antes estava prevista uma alça em curva saindo da rua Padre Antonio Vieira em direção ao centro, passando sobre a avenida Beira-rio.

Durante a reunião, o prefeito pediu um levantamento das desapropriações necessárias para a implantação do eixo. Na rua Florianópolis, cerca de 70 propriedades serão atingidas pela duplicação da via. A Prefeitura bancará as desapropriações. Outro trecho que prevê desapropriações fica na avenida Santos Dumont.

As obras foram divididas em objetos, e há projetos executivos para boa parte das obras, o que dá condições do município abrir licitação e começar os trabalhos. Em 2008, o Ministério das Cidades liberou recursos somente para projetos da iniciativa privada. Em 2009, a previsão é que os municípios também sejam beneficiados. O projeto está avaliado em R$ 60 milhões, sendo 10% a contrapartida da Prefeitura.

Nenhum comentário: