sábado, 7 de fevereiro de 2009

Saúde discute medidas para conter o Caramujo Gigante Africano

A Secretaria da Saúde de Joinville vai realizar nesta segunda-feira (09) reunião para discutir ações de coleta e destruição do Caramujo Gigante Africano. O encontro será a partir das 8h30, no auditório da rua Itajaí, contemplando na pauta propostas para a eliminação da praga.

Foram convidados os secretários regionais, representantes da Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e Engepasa. Uma das propostas é o firmamento de um acordo com a empresa coletora de lixo reciclável para apanhar o caramujo diretamente nas casas, bem como também será definido o destino final para o molusco.

Entre as opções, está a compra de um incinerador ou contratação do serviço em outra cidade, visto que até o momento a população é a responsável pelo recolhimento dos caramujos e do transporte até o posto de saúde mais próximo ou da Secretaria Regional. "Se as coletas forem feitas diretamente nas casas, a situação será mais prática e cômoda para as pessoas, pois não precisarão se deslocar", ressalta a a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Maíres Baggio.

O Caramujo Gigante Africano é combatido por ser o hospedeiro de dois tipos de vermes, sendo a causa de uma variante da meningite ou de perfurações no intestino. O molusco, que começa a se reproduzir quando completa cinco meses, põe 200 ovos a cada 60 dias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que realmente esta novela acabe, pois é um grande jogo de empurra empurra, as unidades de saúde eram responsáveis pelo armazenamento e a coleta ficaria com a engepasa, mas a realidade era bem outra. os postos de saúde não sabiam o que fazer com os caramujos, o latão ficava cheio e ninguem recolhia. e o bicho se espalhou tanto que as pessoas já convivem com eles achando normal ter o meleguento no quintal.Que cada orgão assumam realmente o que ficar definido.
Esperança sempre..