sábado, 21 de fevereiro de 2009

Desfile de blocos e escolas reúne cinco mil em Joinville

Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com

Um público de aproximadamente cinco mil pessoas acompanhou a segunda e última noite do Carnaval de Rua de Joinville, no sábado (21), reservada aos desfiles de blocos e escolas de samba.

A programação iniciou com atraso, devido à chuva que começou a cair por volta das 19h30 e só foi parar quando a última escola iniciou a apresentação em uma das pistas da avenida Procópio Gomes, no centro da cidade.

Mesmo assim, o tempo ruim não afugentou os joinvilenses, que se amontoavam em marquises e toldos para se abrigar da chuva. Era comum ver famílias inteiras esperando pelo início das apresentações, que começaram por volta das 9h30 e se estenderam até a 0h30 de domingo.

O primeiro bloco a se apresentar veio da Grande Florianópolis e trouxe a novidade do afoxé para a avenida. Vestidos todos de branco, o grupo Olorum mostrou a gestualidade das danças e cantigas africanas.

Com ritmo e percussão afiados, e belas fantasias, o Bloco União Tricolor impressionou quem achava que o grupo viria com poucos adereços. No enredo, homenagens e lembranças aos dois times que deram origem ao JEC, Caxias e América. Foi um dos mais animados da noite.

O terceiro desfile apresentado na avenida foi o Bloco dos Artistas e Amigos + Rodopio (cadeirantes) + Diversidade (ala GLS) + KG Laboratórios (comalas). A comissão de frente foi o destaque do bloco, que trouxe dois malabáris em cima de pernas de pau.

O Bloco Box 4, representando o Mercado Municipal, se destacou com sua bateria e fantasias.

Mas a boa surpresa da noite estava reservada para a apresentação do Bloco Fusão do Samba, com bateria afinada e alas muito bem demarcadas com fantasias de luxo, que impressionaram o público. Destaque para o casal de mestre-sala e porta-bandeira.

O Grupo Manda Brasa veio em seguida, trazendo integrantes e simpatizantes do PMDB, todos vestidos com uma camiseta vermelha, mas sem fantasia nem alegoria.

A última apresentação e mais aguardada da noite veio da Escola Acadêmicos da Serrinha, com cerca de 300 integrantes. A agremiação pisou na avenida animada, trazendo uma ala mirim na bateria que emocionou os espectadores.

Ao final do desfile, prefeito Carlito cai no samba

O prefeito Carlito Merss, a primeira-dama Marinete Merss e o ex-vice-prefeito Rodrigo Bornholdt desceram do camarote das autoridades e literalmente caíram no samba no final da apresentação da Escola Acadêmicos da Serrinha.

Carlito estava animado com as apresentações nos dois dias do evento e falou que este Carnaval é voltado à família. "Aconteceu tudo da melhor forma possível, o joinvilense prestigiou os dois dias de festa e isso é muito bom", afirmou o prefeito após as apresentações.

A noite foi fechada pelo cantor paulistano Reinaldo, conhecido como o Príncipe do Pagode.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pela primeira vez temos um prefeito mais humano e simpático, espero que esta integração com a população continue.