segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Prefeito decreta luto oficial pela morte de Geovah Amarante

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, decretou neste domingo (08/02) luto oficial por três dias no município em função da morte do ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-secretário municipal Geovah Amarante.

Geovah morreu às 23 horas de sábado (07/02), aos 72 anos (14/03/1936), vítima de câncer. Ele estava internado no Hospital da Unimed desde segunda-feira passada. O corpo do ex-deputado foi velado durante todo o dia no hall da Prefeitura de Joinville.

A noite, foi levado para a capela do Cemitério Jardim das Flores, no bairro do Cubatão (próximo ao aeroporto), onde acontece o sepultamento nesta segunda-feira (09/02), às 12 horas.

Carlito Merss esteve na Prefeitura na manhã deste domingo, levando seus votos de pêsames aos familiares.

Colocou a bandeira de Joinville sobre o caixão, simbolizando a homenagem do município. O prefeito disse que guarda de Geovah a imagem de um homem combativo e de atitude. "Como companheiro ou como adersário nas campanhas políticas, ele sempre foi muito leal", reforçou Carlito.

Geovah era casado com Dirce e deixou três filhos - Fábio, Fabiane e Fabíola, que trabalha no Banco Mundial em Washington, EUA, e chegaria em Joinville na noite deste domingo.

Nascido em São Francisco do Sul, Geovah foi um dos fundadores do PMDB em Santa Catarina. Um dos articuladores da campanha vitoriosa de Pedro Ivo Campos ao governo do Estado em 1986, Geovah exerceu dois mandatos consecutivos como deputado estadual entre 1979 e 1986. Neste ano, ficou na suplência de deputado federal, mas exerceu mandato, participando da elaboração da Constituição de 1988.

Na eleição de 1990, não conseguiu voltar para a Assembléia.A partir de 1992, passou a comandar o PMDB de Joinville, participando das eleições de Luiz Henrique em 1996 e 2000. Comandou a sigla até 2006.

No governo do Estado, fez parte da diretoria da Telesc, Casan e Besc. No primeiro mandato de LHS como governador, Geovah fez parte da diretoria do BRDE.

Seu último cargo público foi a presidência do IPPUJ, na Prefeitura de Joinville, até o final do ano passado.

Nenhum comentário: