terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mutirão de limpeza no Fátima limpa 18 ruas e dois rios

A secretaria Regional do Fátima realizou no sábado (31), sob um forte calor, o primeiro mutirão de limpeza da nova administração. Durante quase oito horas consecutivas, um grupo de 12 pessoas formado por servidores municipais da Regional, dos postos de saúde e voluntários da Associação de Moradores do Bairro Fátima e da igreja Santa Edwirges se uniram com máquinas e caminhões caçamba para deixar 18 ruas e dois rios mais limpos.

A proposta de realizar o mutirão foi dos próprios moradores que dias antes reclamaram apoio da prefeitura. No diado mutirão, no entanto, três moradores apareceram para ajudar. O secretário regional do bairro Fátima, José da Silva Inácio, lamentou a pouca participação da comunidade, mas enfatizou que esses trabalhos, em conjunto com associações de moradores, continuará. "Aos poucos vamos mudando a cultura local e conscientizando a comunidade de que ela precisa participar e ajudar a deixar o seu bairro mais limpo e seguro para todos".

Durante o mutirão, que começou às 8h e encerrou por volta das 16h30, os servidores presenciaram moradores jogando lixo nas ruas e no rio Itaum, que estava com suas margens cheias de lixo doméstico. Segundo a gerente da Secretaria Regional do Fátima, Mariângela Dias Franco Mira, "a maior parte dos detritos era restos de construção, móveis, roupas, calçados e grande quantidade de lixo doméstico em sacos plásticos".

Neste primeiro mutirão ficou evidente que boa parte dos entulhos retirados das 18 ruas percorridas pela equipe foi jogada nas vias públicas e nos rios Itaum e Itaum-mirim pelos próprios moradores. Alguns reclamaram para a administração da regional que o lixo provinha de outros bairros. Com o êxito do trabalho, a secretaria pretende realizar novos mutirões contando com um maior apoio da comunidade.

Nenhum comentário: