quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Turistas são lesados por hotel em Balneário Camboriú

Estabelecimentos reajustam tarifa ao seu bel prazer, contrariando o valor acertado durante a reserva


O turista que decidir procurar o Litoral Norte de Santa Catarina para desfrutar as belezas naturais propiciadas pela exuberância de nossas praias deve ficar atento a verdadeiras armadilhas dispostas na composição dos preços das diárias de alguns hotéis. O turista deve se certificar mais de uma vez sobre o valor que irá pagar ao deixar o hotel. A operação um tanto confusa e duvidosa praticada nas recepções de certos hotéis, que mudam seus preços a uma velocidade impressionante, tem lesado alguns hospedes na hora de pagar a conta.

Surpresa ao pagar a conta

Pelo menos é que se pôde perceber no Hotel Blumenau, localizado em Balneário Camboriú. Na manhã do dia 21 de fevereiro, a secretária de um empresário de Joinville fez uma reserva no referido hotel para ele e sua esposa. Na ocasião, o hotel afirmou o valor de R$ 150,00 a diária de um dos apartamentos do hotel.

O apartamento foi ocupado no mesmo dia, às 14h23, e deixado às 12h01 do dia seguinte. Entretanto, a surpresa desagradável e inesperada veio quando a conta foi apresentada pela funcionária do estabelecimento.

Ela resolveu sem maiores explicações acrescer mais de 65% no valor devido pela diária, e lhe cobrou a inesperada quantia de R$ 250,00. Indignado com a cobrança abusiva, o empresário questionou a absurda mudança no preço acordado um dia antes, mas, obteve como resposta a inconsistente desculpa: "Sua secretária deve ter entendido errado o valor. Eu disse R$ 250,00 e ela entendeu R$ 150,00".

Diante da insistência do empresário sobre o erro cometido pelo hotel, a funcionária, contrariando os mais elementares preceitos do correto tratamento que se deve dispensar ao turista, foi extremamente grosseira.

Funcionária pouco amistosa

Na manhã do último dia 23, a Gazeta de Joinville entrou em contato por telefone com o hotel Blumenau para verificar os preços praticados. A confusão em relação aos valores cobrados pelas diárias é gritante. A mesma funcionária atendeu a reportagem e, em uma explicação desconexa e pouco cordial, informou que o preço para uma pessoa sairia ao custo de R$ 150,00, e para casal, R$ 250,00. Instantes depois seus preços mudam inexplicavelmente. A diária para um casal cai para R$ 200,00. Utilizando o conhecido esclarecimento do "veja bem", ela alegou que o preço baixou devido a semana do carnaval já ter terminado. Durante a conversa o tratamento da funcionária foi pouco amistoso, com frases impacientes do tipo "não entendeu ainda?

Preço muda com o passar das horas

No dia seguinte, dia 24, uma outra ligação foi feita para o hotel e novamente a mesma funcionária atendeu. Questionada sobre o tratamento dispensado ao empresário, ela argumentou que o preço de R$ 150,00 para casal era cobrado antes do carnaval. "Eu só tinha um apartamento vago e poderia ter cobrado muito mais do que R$ 250,00. O nosso preço naquele dia era de R$ 300,00 para o casal."

Ela interrompeu a conversa e passou o telefone para o gerente do hotel, que se identificou com o nome de Gil. Nova confusão ao informar os valores praticados. Ao tentar exemplificar a composição dos preços, os critérios ficaram ainda mais obscuros. Ele disse, "ontem, por exemplo (dia 23), por não haver procura pelos apartamentos, o preço caiu para R$ 200,00."

Perguntado pelo preço naquele momento, dia 24, a resposta foi um estrondoso R$ 280,00. Como a funcionária, o gerente insistiu em atribuir o suposto abuso a um mau entendimento.

2 comentários:

moa disse...

DEPOIS RECLAMAM QUE O TURISMO CAIU..QUE OS HERMANOS NAO TEM MAIS VINDO E TANTOS OUTROS NÉ.
FALTA PROFISSIONALISMO NEESE NOSSO POVO. ELES PRECISAM IR AO NORDESTE APRENDER UM POUCO COM OS NORDESTINOS QUE NOS TRATAM COM SERIEDADE E EDUCAÇAO LA

André Matos disse...

BALNAERIO CAMBORIU TEM UMA DAS MELHORES FACULDADES DE TURISMO E HOTELARIA DO BRASIL, DE ONDE SAEM EXCELENTES PROFISSIONAIS TODOS OS ANOS. O PROBLEMA NESTE CASO NÃO É A FUNCIONÁRIA, E SIM OS GESTORES DESSE HOTEL, QUE PROVAVELMENTE QUEREM ECONOMIZAR CONTRATANDO MÃO DE OBRA BARATA E DESQUALIFICADA PARA A FUNÇÃO. UM PROFISSIONAL DA HOTELARIA DEVE TER JOGO DE CINTURA PARA AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES, E POR AÍ SE VÊ QUE ESTA MOÇA NÃO É DA ÁREA.