terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como voluntários, docentes do Senai adaptam carro para cadeirante

foto: Senai Jaraguá do Sul

Dois docentes da unidade do Senai em Jaraguá do Sul estão ajudando a melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com deficiência. Eles estão trabalhando na adaptação de um carro que facilitará o acesso e transporte do cadeirante, que é tetraplégico. No projeto, os docentes utilizam tanto horas de trabalho quanto períodos livres, inclusive finais de semana.

Os colaboradores do Senai Gabriel Bonin e Emerson Tissi, construíram uma rampa dobrável para facilitar o acesso ao interior de uma van e também as adaptações internas necessárias (travas e espaço para mais um passageiro). O acessório será utilizado por Rogério Rincos, que perdeu os movimentos após um atropelamento. Sua esposa, Rosane Rincos, explica que antes era preciso tirar ele da cadeira e colocá-lo no carro, com ajuda de outra pessoa. "Agora, com a rampa, posso ir sozinha com ele para a fisioterapia", conta Rosane. "Eu nem imaginava que aceitariam me ajudar voluntariamente, mesmo com outras obrigações".

Esse já é o segundo trabalho voluntário realizado pelo docente Gabriel Bonin no Senai. "Há três anos, fizemos uma adaptação parecida em outro carro. E foi essa outra pessoa que indicou o trabalho o Senai", conta o docente, que em 2006 foi medalha de Bronze na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, na modalidade de Manufatura Integrada.

Bonin, que atuam nos cursos técnicos e de aprendizagem industrial, ressalta que a adaptação chega a custar R$ 2,5 mil no mercado, mas que o trabalho sairá de graça para o beneficiado. Para isso, os voluntários contaram com o apoio do Motoclube Cano Quente e da Real vidros. "Como meu marido teve que deixar o emprego, nós não teríamos condição de pagar pela rampa", afirma Rosane.

Nenhum comentário: