sábado, 28 de agosto de 2010

Levantamento aponta que dobrou a busca por parar de fumar antes do diagnóstico de câncer


Análise feita com mais de 6 mil pacientes atendidos nos últimos treze anos mostra que ter câncer não é a principal motivação para querer largar o cigarro. Entre 1997 e 2010 subiu de 22% para 40% o total de pacientes sem câncer que buscam o serviço especializado do Hospital A.C.Camargo. No período, duplicou a presença masculina e diminuiu a média de idade em 11 anos

O Grupo de Apoio ao Tabagista do Hospital A.C.Camargo (GAT), criado em 1997 para ser o primeiro serviço em um centro oncológico com suporte especializado para largar o cigarro, recebeu em seus primeiros anos um grupo de pacientes composto basicamente por mulheres acima de 60 anos e com diagnóstico de câncer de pulmão ou outro diretamente associado com o hábito de fumar. Com o passar dos anos este perfil foi alterado e hoje há maior presença masculina, menor média de idade e 4 entre 10 pacientes do GAT não têm câncer.

Liderado pela psiquiatra e diretora do GAT, Célia Lídia da Costa, o levantamento dividiu os pacientes em dois períodos. Entre 1997 e 2005 foi atendida pelo GAT uma média de 400 pacientes/ano, subindo para 520 pacientes anuais entre 2006 e 2010. Ainda comparando os dois períodos (tabela abaixo), a idade média caiu de 56 para 45 anos. "Esta redução é atribuída, principalmente, à presença maciça de jovens fumantes que desejam parar de fumar mesmo com poucos anos de contato com o cigarro", destaca a diretora do GAT baseada em dado que aponta vertiginoso crescimento de 2% para 22% da procura pelo serviço por pacientes com menos de 30 anos.

A psiquiatra aponta que a principal descoberta com esta análise é da mudança no perfil das motivações para deixar o fumo. Segundo ela, as mais citadas hoje pelos pacientes são querer melhor qualidade de vida, querer estar livre do cigarro, sentir prejuízo no dia-a-dia pelo fato do cigarro ser proibido em inúmeros locais, transtornos por fumar perto de não-fumantes, acreditar que ser fumante pesa contra sua imagem e preocupação com a saúde dos outros que acabam sendo fumantes passivos.


Em qualquer idade é positivo parar de fumar. Confira os benefícios:

- 20 minutos sem fumar - a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

- 2 horas - já não há mais nicotina circulando no sangue e é instalado o quadro de síndrome de abstinência.

- 8 horas - o nível de oxigênio do sangue volta ao normal

- 12 a 24 horas - os pulmões começam a funcionar melhor

- 2 dias - o olfato e o paladar melhoram

- 3 semanas - a respiração torna-se mais fácil e a circulação sanguínea melhora

- 1 a 3 meses depois do último cigarro - desaparece completamente a síndrome de abstinência da nicotina

- 1 ano - há uma redução de até 50% no risco de morte por infarto do miocárdio

- 5 anos - redução de 50% na possibilidade de desenvolver câncer de pulmão, boca, garganta e esôfago
- 20 anos - o risco de desenvolver câncer de pulmão passar a ser igual ao de quem nunca fumou

- Quando ocorre uma interrupção abrupta do consumo de cigarro sem suporte especializado são mais intensos os seguintes sinais: humor disfórico ou deprimido, insônia, irritabilidade, frustração ou raiva, ansiedade, dificuldade para concentrar-se, inquietação, freqüência cardíaca diminuída e aumento do apetite ou ganho de peso.

Nenhum comentário: