sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Professor da UNERJ pesquisa interesse por baladas


O publicitário Karlan Muniz (foto), professor do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ) está utilizando ferramentas das redes sociais como o twitter para avaliar o interesse do público com as baladas.

Karlan avalia que embora o tema seja um tanto quanto "jovem", a pesquisa busca tratar i tema com seriedade, com o objetivo de explicação científica (acadêmica) e prática (de mercado) sobre a movimentações nestes ambientes de diversão.

Em primeiro lugar, explica, esta pesquisa aborda um setor muito pouco abordado pelas pesquisas de comportamento do consumidor, um setor que é bastante dinâmico e que contribui enormemente para a economia, tendo em vista a quantidade de setores que interagem com ele (além dos investimentos diretos em festas e baladas, estas implicam em investimento e consumo de alimentos, bebidas, roupas, serviços de beleza, serviços de transporte e muito mais). Então, o setor é forte, economicamente falando.

A pesquisa tem como objetivo principal criar uma tipologia (em linguagem mais leiga, uma "segmentação") dos consumidores de baladas e festas, dividindo os consumidores não de acordo com idade, com sexo, com renda, com estado civil, mas de acordo com suas motivações para frequentar a balada.

Em segundo lugar, a intenção da pesquisa é verificar quais os fatores que tem mais impacto na satisfação desses consumidores com a balada. Para os dois objetivos citados acima, serão utilizadas técnicas de análise mais sofisticadas, visando resultados mais consistentes do que os gráficos de proporção comumente utilizados.

Além dos objetivos principais já citados, a pesquisa pode resultar em bom panorama do comportamento em baladas na região, possivelmente no estado e até no país. Vai trazer dados sobre o gasto em baladas, sobre ritmos preferidos, sobre atividades pré e pós-baladas etc.

Neste final de semana Karlan completa o levantamento. Desde que a pesquisa foi liberada, há uma semana tinha meta de chegar a 500 respostas, em 24 horas foram mais de 210 respondentes e já chegou a 565 respostas até esta quinta-feira.

Para participar, basta acessar http://pucpr.qualtrics.com/SE/?SID=SV_byJOXxFRdGFMQXq.

Nenhum comentário: