terça-feira, 24 de agosto de 2010

Para-atletas de Joinville conquistam medalhas de ouro em mundial de natação


Os jovens Ana Paula Fernandes (foto) e Talisson Glock, ambos com 15 anos, atletas do Centro Esportivo Para Pessoas Especiais de Joinville, representaram o Brasil em dois importantes campeonatos de natação paraolímpica. Ana Paula competiu no Campeonato Mundial de Jovens de natação na República Tcheca e Talisson representou o país no Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação na Holanda.

Ana Paula Fernandes, que nasceu com má-formação congênita no braço direito, volta para casa com a bagagem cheia. Ela subiu ao pódio cinco vezes. Conquistou ouro nos 100m peito, prata nos 200m medley e no revezamento medley, bronze nos 100m livre e revezamento livre e o quarto lugar nos 50m livre.

"Esse campeonato para mim foi muito importante, consegui baixar todos os meus tempos e obtivo uma ótima colocação em todas as provas que eu disputei. Além disso, pude trocar experiências com os atletas veteranos, o que me propiciou um grande aprendizado", declara Ana Paula Fernandes.

"Foi uma grande oportunidade para que esses atletas pudessem demonstrar seu potencial e entrar na briga para conquistar uma vaga na seleção permanente de natação paraolímpica" afirma Juliana de Carvalho, técnica dos atletas.

Talisson Glock que quando tinha apenas nove anos, foi atropelado por um trem quando ia para a aula e perdeu o braço e parte da perna esquerda, que hoje compete na categoria S6, na prova dos 100m não alcançou índice para disputar as finais, ficando na sétima colocação. Glock nadou ainda os 200m medley e conquistou o ouro da classe, além da vaga na final de jovens. Na final de jovens na prova 200m medley ficou na nona posição com o tempo 03:17:80.

"Considero um ótimo resultado para minha primeira participação em um mundial. A troca de experiências com grandes nomes da natação brasileira também foi muito importante, pois eles sempre nos apoiavam e davam dicas de como superar a ansiedade", afirma Talisson.

"O resultado mostra que estamos crescendo de forma consistente, com uma seleção com atletas mais experientes e jovens que têm tudo para trilharem um belo caminho até 2016", comemorou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Nenhum comentário: