sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Professora de Joinville é a única finalista catarinense de prêmio nacional


A professora Giselle Cristiane Soppa, da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, no bairro Vila Nova, é a única finalista catarinense do Prêmio Nacional Victor Civita - Professor nota 10. Ela se inscreveu com o projeto Geometria - Experimentando e aprendendo, na categoria Matemática. Gisele está entre as 50 finalistas e disputou com outros 3 mil trabalhos inscritos.

O projeto atende uma demanda que a professora identificou com os alunos da turma de 6ª série (7º ano). "Me deparei com uma turma muito heterogênea em nível de conhecimento e isso me preocupou, pois precisava encontrar um meio de não desfavorecer os alunos que possuíam dificuldades e nem estacionar o progresso dos alunos que haviam alcançado os objetivos da série anterior", conta a professora em sua justificativa do projeto.

A professora explica que percebeu que muitos tinham dificuldade em manusear os instrumentos de medidas e não conseguiam desenhar uma circunferência, outros desconheciam o significado de ampliar ou reduzir uma figura sem deformá-la e, ainda, poucos conseguiam compreender a relação entre as unidades de comprimento de 1 m para 100 cm.

Diante dessas dificuldades, reuniu os conhecimentos adquiridos por meio do Programa de Gestão Escolar (Gestar II) em Educação Matemática, oferecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Prefeitura de Joinville, e o projeto ambiental que a escola desenvolve neste momento para estimulá-los a projetarem lixeiras para materiais recicláveis e não recicláveis em diferentes escalas.

Segundo a professora o objetivo foi "ampliar as noções de medidas, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilização no contexto social", além de compreender a definição de escala, construir e interpretar tabelas e gráficos de setores, a partir da análise de informações organizadas em representações matemáticas diversas e estabelecer diferentes estratégias para resolver situações que envolvam proporcionalidade.

2 comentários:

Denise disse...

Estou na torcida para que a Giselle fique entre os dez melhores!

Unknown disse...

issu ai maninha manda ver te amooo