sábado, 14 de agosto de 2010

Ventania provoca estragos em fábrica de tubos da prefeitura

foto: Kátia Nascimento/Secom

Ventos fortes danificaram, na manhã desta sexta-feira, 13, a fábrica de tubos da Prefeitura de Joinville, localizada no distrito de Pirabeiraba. Durante aproximadamente uma hora e meia, entre às 9h30 e as 11 horas, os cerca de 40 funcionários que trabalhavam no local, viveram momentos de pânico e medo. "O vento era tanto que as telhas dos galpões quebraram e pedaços foram lançados para longe. Ficamos apavorados", disse o gerente da fábrica de tubos, Bento Vieira Rodrigues. Ninguém ficou ferido. Os funcionários assustados deixaram os prédios e ficaram no pátio da fábrica, distante dos galpões, temendo serem atingidos por pedaços de telhas.

Por volta das 14 horas, o diretor executivo da Seinfra, Valderi Ferreira, visitou as instalações da fábrica. "Os danos foram realmente grandes. Na segunda-feira entraremos com contato com a Secretaria de Administração. Precisamos de recursos emergenciais para que a fábrica possa voltar ao trabalho". Estima-se que cerca de R$ 40 mil sejam necessários para recuperar os danos. Há pouco mais de um mês, a fábrica de tubos teve as telhas de seus galpões consertadas por ocasião de outra ventania.

O forte vento que provocou estragos na fábrica, quebrou telhões da oficina, danificou a cobertura do depósito de cimento e dos dois galpões onde são confeccionados os tubos de concreto, além de danificar uma parte do teto do vestiário da fábrica. O prédio principal da administração, na entrada da fábrica, também foi atingido. O vidro de uma janela foi quebrado e uma parte do telhado sofreu danos por causa de uma árvore, quebrada pela força do evento.

Sem a proteção das telhas arrancadas pelo vento, o maquinário elétrico utilizado na confecção dos tubos de concreto passa a ficar exposto, colocando em risco os equipamentos elétricos. "As máquinas não poderão ser ligadas, principalmente se o tempo estiver chuvoso. Por isso, precisamos recuperar todas as coberturas, o quanto antes", disse o diretor executivo, Valderi Ferreira. A fábrica de tubos da Prefeitura de Joinville confecciona diariamente cerca de 500 tubos de concreto, de diversos diâmetros, destinados aos serviços de drenagem em todos os bairros da cidade.

Nenhum comentário: