terça-feira, 31 de agosto de 2010

Empresário industrial de SC segue confiante na economia


O índice de confiança do empresário industrial catarinense (ICEI) somou 60,2 pontos em agosto. O dado mostra que a confiança dos empresários segue alta, apesar de ficar 1,2 ponto abaixo do resultado de julho. Os industriais do segmento da construção civil estão mais otimistas que os do setor da transformação, segundo pesquisa da Federação das Indústrias (FIESC), divulgada nesta terça-feira (31).

"A pequena queda registrada em agosto está relacionada à acomodação das atividades industriais no segundo semestre. Tivemos um crescimento bastante forte no primeiro trimestre, e essa desaceleração reflete na confiança registrada em agosto", afirmou o 1º vice-presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O ICEI varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia. O índice de confiança é composto pelo nível de confiança do empresário em relação às condições atuais da economia e pela expectativa dos industriais para os próximos seis meses.

Côrte destaca que a leve queda de agosto não preocupa, pois a confiança está acima da marca divisória dos 50 pontos. "Vamos ter um final de ano com atividade industrial ainda forte. A indústria do estado deve crescer cerca de 9% neste ano, acima da previsão estimada para o PIB. Será um bom ano para a indústria de Santa Catarina", disse.

O índice de confiança da construção civil ficou em 62 pontos enquanto o do segmento de transformação registrou 59,6 pontos. A junção dessas taxas com seus respectivos pesos resultaram no índice geral de 60,2 pontos para Santa Catarina.

O segmento da construção está vivendo um boom. Em todo o país o setor registra índices de crescimento expressivos. Por isso, o industrial está mais otimista do que o da transformação, explica Côrte. Ele também chama a atenção para o fato de a indústria de transformação sofrer concorrência de produtos importados, o que não acontece com a construção civil. Por isso, o ânimo deste setor, no momento, é maior que no segmento de transformação, avalia.

As condições atuais da economia alcançaram 55,7 pontos em agosto, ligeira alta de 0,3 ponto ante julho. A expectativa dos industriais é positiva, mas teve leve redução. Passou de 64,4 pontos em julho para 62,5 pontos em agosto.

Côrte afirma que a economia vive muito de expectativas. "No momento em que a confiança se torna mais pessimista, afeta o desempenho da economia, mas não é o caso atual". Ele lembra que em Santa Catarina a indústria vem liderando a criação de novas vagas. "Foram gerados mais de 40 mil empregos com carteira assinada nos primeiros sete meses do ano, e isso mostra o bom desempenho e a confiança do empresário em relação à economia e à indústria nesse ano", disse Côrte.

foto: sxc.hu

Nenhum comentário: