terça-feira, 24 de agosto de 2010

Time da Udesc disputa em competição de aeronaves


foto: Leila Torres

A Equipe Albatroz formada por 12 estudantes de engenharia e física da Udesc Joinville está inscrita XII competição da SAE Brasil de Aerodesign. A competição será realizada de 21 a 24 de outubro, no departamento de Ciência e tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo. De acordo com os organizadores, a competição este ano irá reunir mais de mil participantes, entre estudantes de engenharia, professores orientadores e pilotos.

Os universitários são de 79 instituições de ensino superior do Brasil, Venezuela, México, Estados Unidos e índia, num total de 87 equipes brasileiras e nove estrangeiras. Os estudantes têm como desafio projetar e construir uma aeronave em escala reduzida e radiocontrolada, que deve estar dentro das regras do regulamento da competição e que sejam capazes de superar uma bateria de testes.

Segundo o capitão da equipe Albatroz, o estudante da Udesc Eduardo Eugênio Schmitt, o Albatroz irá concorrer na categoria regular, onde os aviões devem ser monomotores, com cilindradas padronizadas em 10cc (10cm3 ou 0,61 in3).

O regulamento para esta categoria impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5 m ou 61m. Para a construção do avião os estudantes utilizaram materiais leves e resistentes como madeira balsa e nas partes estruturais foram utilizadas fibras de carbono.

As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: a competição do projeto e a competição de vôo. Desde 2006 a equipe da Udesc não participa efetivamente da competição, mas as expectativas deste ano são positivas, declarou Eduardo. "Esse ano nosso foco é fazer um modelo mais simplificado mas que consiga voar. A equipe tem bastante potencial e acho que este ano vamos ter sucesso".

A equipe Albatroz da Udesc Joinville é uma das 73 equipes inscritas na categoria regular. Já, na classe micro, onde estão inscritas 16 equipes, os aviões devem ser projetados em dimensões reduzida, não há restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125 m3.

E na classe aberta, onde estão inscritas 7 equipes, não existem restrições geométricas, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). A distância máxima de decolagem não pode exceder 61 m. Esta categoria é a única permitir a presença de pós-graduados entre os integrantes da equipe.

Conheça a equipe Albatroz:

Eduardo E. Schmitt - Eng. Mecânica - 7.a fase - Capitão da Equipe.
Antonio Eduardo P. de Matos - Eng. Mecanica - 1.a fase
Danilo Yamazaki Maggi Justo - Eng. Mecânica - 4.a Fase
Elyan Carlos Machado - Licenciatura em Física - 3.a Fase
Fernando H. Lafratta - Professor Eng. Mecânica
Matheus Giaretta Cansian - Eng. Mecânica - 4.a Fase
Sérgio Antônio Foppa - Eng. Mecânica - 8.a Fase
Thiago Rosa - Eng. Mecânica - 3.a Fase
Ulysses Goulart - Eng. Civil - 2.a Fase
Wagner Felipe Vogel - Eng. Mecanica - 8.a Fase
Wyllian Ficagna dos Santos - Eng. Mecânica - 4.a Fase
Yone Eccel Mizubuti - Engenharia Mecânica - 4.a Fase

Mais informações no site http://albatroz.drpexe.com/

Nenhum comentário: