sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Udesc realizará processo seletivo para contratação de 48 professores substitutos

foto: Leila Torres

Depois de negociações e pedidos de reconsideração, o Governo do Estado autorizou a Udesc a realizar processo seletivo para a contratação de 48 professores substitutos em caráter temporário. Os docentes serão destinados aos centros da universidade em Laguna, Joinville, Lages, Chapecó e Florianópolis. As inscrições iniciam dia 17 e terminam no dia 27 de agosto.

O primeiro pedido para a contratação de docentes substitutos feito pela Udesc foi negado sob o argumento de que a realização de processo seletivo coincidiria com o período eleitoral. A universidade decidiu, então, apresentar pedido de reconsideração à Procuradoria Geral do Estado, onde apontou, entre outros argumentos, a existência de um déficit de 57 professores.

Depois de análise, a Procuradoria autorizou a universidade a lançar edital para a contratação de docentes substitutos ao observar que as contratações são por um período curto de tempo e se destinam “tão somente a suprir as necessidades emergenciais e prementes para que a instituição não paralise suas atividades por falta de professores”. O parecer da Procuradoria ressalta também que a Udesc goza de autonomia administrativa constitucionalmente assegurada e que a Lei das Eleições não tem por objetivo paralisar as atividades da administração pública por ausência de
pessoal

No pedido de reconsideração encaminhado ao Governo do Estado, a Udesc apontou os seguintes argumentos: a implantação de novos cursos como Arquitetura, Engenharia da Pesca, Licenciaturas em Química e Matemática, Engenharia Ambiental e Economia; oferecimento de novas disciplinas em função de reformulações curriculares; perda de 17 professores, que decidiram atuar em outras instituições de ensino, e outros 73 docentes substitutos que pediram exoneração ou concluíram o contrato, além de solicitação de aposentadorias e afastamento por motivo de saúde.

A Udesc lembrou também que procurou antecipar o período eleitoral com a realização de concurso público para a contratação de professores efetivos em abril de 2010. Porém, das 119 vagas ofertadas, apenas 62 foram preenchidas.

Nenhum comentário: