terça-feira, 24 de agosto de 2010

Joinville terá Casa de Apoio para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer

O câncer infantojuvenil é uma das doenças que mais matam no Brasil entre os 5 e 19 anos. Desde 2009, o Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria de Joinville realiza os tratamentos de câncer em um ambiente exclusivamente para crianças e jovens, e a partir deste ano, a população de Joinville e região será beneficiada com a construção da Casa de Apoio do hospital para alojamento de acompanhantes da oncologia e pacientes do ambulatório de quimioterapia.

O projeto da Casa de Apoio está em fase de elaboração e a previsão inicial é que a casa tenha 800 m², distribuídos em três pavimentos, com capacidade para abrigar cerca de 50 pacientes com seus acompanhantes. O local será construído com a verba arrecadada na campanha McDia Feliz 2010, que este ano será realizada em 28 de agosto, além do dinheiro arrecadado em outras ações do hospital.

Toda a renda líquida obtida com a venda dos sanduíches Big Mac nos restaurantes da região será revertida para o projeto Casa de Apoio do Hospital Materno Infantil, que presta mais de 140 atendimentos mensais no setor de Oncologia, exclusivamente para pacientes do SUS.

No primeiro pavimento da Casa de Apoio será realizada a identificação de todos que entrarem na casa, bem como construídas vagas de garagem, uma vez que muitas famílias deslocam-se de suas cidades de carro, vans ou até ambulâncias cedidas pelas prefeituras. No segundo andar serão dispostas as salas para desenvolvimento de atividades de recreação, educação e de artesanato.

Haverá também uma área para a realização das refeições dos acompanhantes e sala de convivência. No terceiro piso serão dispostos os quartos, sala de estar e um vestiário.

Estima-se que, após captação de recursos, a construção seja concluída em nove meses. Com a concretização da Casa de Apoio, o Hospital Materno Infantil se responsabilizará pelos serviços de nutrição, limpeza, e manutenção da Casa de Apoio, com os recursos da própria instituição.

Um comentário:

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

MUito interessante. Amei a proposta. Gostaria de fazer um trabalho com essas crianças, seria uma realizaçõ pessoal . Abraços