segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Greve dos servidores municipais de Joinville


Texto: Jacson Almeida
Foto: Ronaldo Candido

Algumas repartições públicas de Joinville amanheceram nesta segunda-feira (23) com faixas indicando estado de greve. Sem acordo com a prefeitura, servidores municipais cruzaram os braços pela manhã e permanecem assim por tempo indeterminado até que o governo de Carlito Merss (PT) volte atrás e atenda as reivindicações da classe.

O maior reflexo da paralisação foi na área da saúde. Quem procurou unidades de saúde da cidade voltou para casa ou foi ao Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, como Solange Suelli da Silva, de 43 anos, que na porta do Pronto Atendimento (PA) Norte recebeu a notícia que não seria atendida. Com falta de ar e dores no ombro, a operadora de máquina voltou à residência.

Já o Hospital Municipal São José, que vinha enfrentando desde semana passada a greve dos médicos residentes, não tem previsão de quantos pacientes serão atendidos. As cirurgias eletivas também foram cancelas. Em outras unidades de saúde, como o PA Sul, no bairro Itaum, só há atendimento de urgência e emergência.

O presidente do Sindicatos dos Servidores Municipais de Joinville, Ulrich Beathaler, diz que algumas escolas do município e Centro de Educação Infantil (CEI) também pararam. Representantes dos sindicatos fazem levantamento de quantas unidades permanecem paradas.

A greve dos funcionários públicos fica por tempo indeterminado até que o Governo de Carlito Merss volte atrás e conceda, pelo menos, em uma única parcela, o reajuste salarial conforme a inflação do último ano (5,49%), de maio de 2009 a abril de 2010. Mas, até o momento o Executivo ofertou a quantia dividida em três parcelas (1% a partir de maio, 2,2% em setembro e 2,2% em dezembro, fechando 5,49%) e duas compensações de perda, nos salários de janeiro e fevereiro de 2011, de R$ 220,00, num total de R$ 440,00.

Segundo um levantamento inicial do sindicato, há cerca de 2,1 mil servidores parados, apenas no turno da manhã. Através da secretária de Gestão de Pessoas da prefeitura, Márcia Alacon, a Prefeitura de Joinville diz que não pode conceder o reajuste de uma única vez porque ultrapassaria o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

10 comentários:

Anônimo disse...

Não voltamos em MARCIA LACON nenhuma votamos no CARLITO portanto ele que as suas caras e nos trate com dignidade, ainda mais ele sendo professor como foi , prometeu pudar os nossos salários, melhorar a situação dos funcionários públicos, Sernhore prefeito seja digno , mostre que vc. tem dignidade, moste a sua cara prefeito, por que vc, não aparece não nós dá um reajuste justo de acordo com a nossa categoria.
Vamos lutar até o último, vamos tirar sua esposa,o Marquinho das eleições o PT aqui nunca mais .E e até o sr. Carlito da prefeitura um impitma talvez, quem sabe o que será que a população acharia ????
Vamos deixar a pr´pria população desicidir, por que hoje na passeata pelo centro MUITAS PESSOAS PARARAM SEUS SERVIÇOS E BATERAM PALMAS PARA NÓS. ADEUS PT....

Carlos - PA 24 hrs.

Anônimo disse...

Esse jornal felismente está a favor da justiça na nossa cidade. Isso é muito bom ... Pois a cidade merece , por ser a maior cidade do estado a que mais arrecada impostos, que nós pagamos, precisamos de Jornal dessse porte, com o nivel a altura da nossa cidade merecedora de pessoas que lutam para uma Joinvllle melhor.
E O sr. Prefeito está detonando a nossa cidade é uma pena , votamos nele acreditando que ele fosse uma pessoa de palavra, integro, mas nos enganou completamente.
Parabéns aos servidores públicos ,,, lutem pelos seus direitos sim, vcs, merecem um salário digno e justo

Mara - Comerciante

Jair Cunha disse...

VÃO TRABALHAR, VÃO! DEVERIAM ACABAR COM ESSA ESTABILIDADE DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO! SEMPRE ESSA LADAINHA DE FAZER GREVE EM ANO DE ELEIÇÃO! VERGONHA TOTAL!

Anônimo disse...

Este ultimo comentário no mínimo é de um destes comissionados bezerrinhos de presépio que fazem tudo que o prefeito manda... aproveita os pouco mais de 2 anos que te restam e vai trabalhar você!

Anônimo disse...

"(...) a secretária Márcia Alacon (Gestão de Pessoas) contava ter recebido em casa panfletos das candidaturas dos petistas Assis (federal) e Mariano (estadual). No material, declarações de apoio de dirigentes do Sindicato dos Servidores (...)" (Fonte: A Noticia, 24/8/10)
Parece que a Marcia Alacon não conhece o chefe dela e não respeita a história dele. Vale lembrar que o Partido que detém o governo hoje se chama dos Trabalhadores - acho que os que governam esqueceram isso.
Faço uma pergunta a ela...em 1992, a greve dos servidores que ocorreu em setembro tendo entre os seus comandantes Carlito Merss também foi eleitoral? Ou quando era Carlito a situação e o PT eram outros?
O PT continua sendo dos Trabalhadores, prova disso são os dois filiados citados por ela... quem está na contra-mão da ideologia partidária é a atual administração que quer jogar a população contra os servidores e contra pessoas que realmente defendem e tem identidade com a bandeira do Partido que representam.
Concordando ou não com a forma de agir de Mariano e Assis sabemos sua postura de defesa ao trabalhador.
Outra primazia da Alacon é que “se a proposta não for aprovada pela Câmara, pela primeira vez na história, os servidores não terão reajuste”. De acordo com a Constituição, em seu artigo 37º, inciso X, em relação a Reposição de Perdas Salariais, é "assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices", em acordo com a Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998.
Ou seja, diante de tudo isso é fácil chegarmos a uma avaliação quanto a competência impar desta servidora comissionada e da inércia do Prefeito que confia a tal ponto nela que não realiza nenhuma conversa diretamente com o Sindicato (sempre manda representante).
Peço a comunidade compreensão em relação a Greve. A Prefeitura está usando de toda a mídia possível para jogar a população contra o Sindicato e os trabalhadores. Na verdade os trabalhadores não estão pedindo aumento, apenas a reposição das perdas salariais e melhorias das condições de trabalho prometidas no Plano de Governo do prefeito.
Para finalizar gostaria de dizer que quem quer tornar a greve eleitoreira é a Márcia Alacon para tirar o foco do problema.
Comunidade Joinvilense... nós não podemos permitir isso.

Anônimo disse...

Essa gente ta chorando de bariga cheia vao trabalhar numa producao e ganhar 500 reais por mes pra voces verem o que passar necessidade, voces ganham é muito mais do que merecem, tem que acabar com essa estabilidade, quem sabe a gente seria melhor atendidos....voces sao uma vergonha, voces tao e fazendo campanha politica, mostra aqui quanto ganham um funcionario publico????

Anônimo disse...

Sr. Jair cunha o Sr. nao conhece o serviço publico, não sabe das dificuldades que enfrentamos, do quanto lutamos no dia a dia para que o serviço publico funcione, Vc se engana se pensa que ganhamos bem, quem ganha bem sao os comissionados do prefeito e nós concursados trabalhamos muito e ganhamos mal. Karla

Anônimo disse...

MARIA DA GRAÇA DISSE....

Vergonha sr, Jair Cunha é ficar de braços cruzados e aceitar o nosso prefeito, trazer cabides de gabinetes de outras cidades, cargo que foi prometido durante sua campanha de eleitoral, para '' ESSES CABIDES DE EMPREGO "" ELE CONSEGUIU DAR UM EXCLENTE SALÁRIO QUE CHEGA MAIS 8 MIL REAIS, E PARA NÓS QUE PAGAMOS iptu, SERVIMOS A COMUNIDADE, ELE O PREFEITO NEM SE QUER SENTAR PARA NOS OUVIR. ELE ESTÁ MOSTRANDO QUE NÃO TEM CARATER E QUE NOS ESGANOU COM SEU DISCURSO
PARA SE ELEGER. SÓ QUE SERÁ SÓ ESSA GESTÃO E OLHE LÁ SE NÃO VAMOS LUTAR PARA UM IMPTIMA, SUA MULHER JAMAIS GANHARAÁ NOSSOS VOTOS, MARQUINHOS PODE DIZER adeus A SUA CANDIDATURA TBÉM, TODOS FAZEM PARTE DA MESMA CORJA DO CARLITO,

sEJA DIGNO, E CUMPRA COM SUAS PROMESSAS, VC, JÁ ESTEVE EM UMA SALA DE AULA , LEMBRA DO cis E ERA O PRIMEIRO COM SUA ESPOSA A FAZER PIQUETE EM FRENTE AS ESCOLA, OU OP SENHOR JÁ ESQUE3CEU , NÓS NÃO QUEM TRABALHAOU COM VCS. NAS ESCOLA LEMBRA MUITO BEM , ALIAS ATÉ FOTOS EU TENHO. E SUA ESPOSA QUE OBRIGAVA OS FUNCIONÁRIOS A PARAR PO TRABALHO PARA FAZER GREVE, O QUE O sSENHOR ME DIZ DISSO TUDO. Acho que vou mandar para midias as fotos , pra a TVs e jornais companheiro de luta nas greves. Agora está tirando o corpo fora, claro a Idelei Salvati, não vai gostar nada, nada disso, quem sabe colocaremos em rede nacional tdo depende de quanto tempo a GREVE VAI DURAR , ESTÁ NAS SUAS MÃOS CARLITO, AJA, REAGE, FAZ ALGUMA O SEU BARCO ESTÁ AFUNDANDO FELISMENTE POIS A DECEPÇÃO DOS JOINVILENSE É MUITO GRANDE E HUNAME.

Anônimo disse...

Me admira muito A SENHORA MARCIA LACON estár respondendo pelo prefeito, que eu saiba , ninguém votou nela, ela que vá fazer os cálculos de quantos pessoas estão ganhando o teto dos professores que de acordo ela disse na reportagem na TV cultura de ontem. Acho que ela está muito fora da nossa realidade, ela deveria fazer uma pesquisa no RH da prefeitura e sim medir os salários dos funcionários de cabide , inclusive o seu prórpio salário , ela deveria parar de ficar sentada na cadeira, e de inventar cálculos que não existem dos coitados funcionarios da educação professores, enfermeiros, médicos, dentintas que estavam tdos na Câmera hoje.... faça um cálculo mais preciso Marcia Lacom, afinal de conta da onde surgiu essa mulher, que eu saiba ela não lutou pelo partido eleito pelos joinvilense que se arrepende muitooo e só sair nas ruas e fazer enquetes para saber da população se estão contente com a adminstração do governo Carlito. E marcia Lacom vai procurar seus amigos do SEU PARTIDO, por que vai sobrar pra ela tbém.

Sandra Regina / Professora do CEI BEIJA FLOR

Anônimo disse...

Vocês do Jornal Gazeta estão de parabéns pelas reportagens que realizaram na greve dos funcionários públicos. Isto é que é jornal. Apoiando o trabalhador.

Mª Lucia