terça-feira, 31 de agosto de 2010

Prefeitura regulamenta Unidade Estação da Memória

O sino foi tocado pelo ferroviário aposentado Aroldo Orlando da Conceição, 80 anos, o último tocador de sinos quando a estação ainda operava com trens.

O prefeito Carlito Merss assinou nessa segunda-feira, 30 de agosto, às 18h30, o decreto que regulamenta a criação da Unidade Estação da Memória, antiga Estação Ferroviária de Joinville. Pelo decreto 17.008/30-08-2010, ficam listados como objetivos da unidade, subordinada à Fundação Cultural (FCJ):

- atuar como centro de referência da memória das identidades que estabelecem a diversidade cultural de Joinville e região, levando em conta os diferentes momentos e aspectos de sua história;

- estimular o conhecimento e o reconhecimento da pluralidade cultural de Joinville e região, representada por unidades museológicas, espaços de memória, atrativos turísticos e demais bens culturais materiais e imateriais;

- salvaguardar e expor acervos materiais e imateriais relacionados a sua própria história, à memória da estrada de ferro e aspectos ligados à ela, bem como à memória do trabalho de Joinville e região;

- atuar em políticas públicas de educação para a valorização do patrimônio cultural como estratégia de construção da noção de pertencimentos e identidades, voltados ao reconhecimento do passado e projeção do futuro.

O evento contou com a participação de ex-ferroviários e suas famílias, além de representantes da comunidade, e profissionais que atuam na área de história e patrimônio. Um dos momentos que chamou a atenção dos presentes foi a abertura do cerimonial.

Ela foi precedida pelo tocar do sino da Estação pelo ferroviário aposentado Aroldo Orlando da Conceição, 80 anos. Seu Aroldo era mecânico de manutenção da ferrovia e o último tocador de sinos quando a estação ainda operava
com trens.

Como explica a coordenadora da Estação da Memória, profa. Marta Heinzelmann, "a história é como o ar que respiramos: está presente mesmo sem a gente perceber; e também como mar, em constante movimento".

Para ela, o município de Joinville dá um passo importante ao regulamentar como unidade da Fundação Cultural (FCJ) a Estação da Memória. "Estamos avançando em políticas públicas, na salvaguarda do patrimônio material e imaterial", destacou.

O presidente da FCJ, Silvestre Ferreira, observou que Joinville está cumprindo as metas apresentadas no plano de governo e promovendo ações intersetoriais que tornam os projetos ainda mais fortes e respeitados pela comunidade. "Prova disso é o Sábado na Estação, realizado aqui mesmo no final de semana", disse.

O prefeito Carlito lembrou de histórias pessoas relacionadas ao trem e enfatizou que ao assinar o decreto a cidade reconhece a importância da Estação da Memória e da Estação Ferroviária e a importância de mantê-la como um centro cultural. Após a assinatura do decreto ocorreu uma apresentação musical com o Grupo Arueira, intitulada "Nos Trilhos da Estação".

Saiba mais sobre a Estação da Memória:

A Estação Ferroviária de Joinville, construída em 1906 e ampliada em 1917, é um dos mais notáveis edifícios ferroviários do Brasil e um marco indiscutível no processo de formação e desenvolvimento desta cidade. Sua belíssima arquitetura é de inestimável valor cultural e sua estreita ligação afetiva com a sociedade joinvilense a torna ícone representativo da nossa cultura, sendo um dos principais cartões postais da cidade.

Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou o tombamento da Estação, classificando-a como patrimônio arquitetônico nacional. Em abril do mesmo ano, o Complexo da Estação Ferroviária foi inaugurado sob o título de Estação da Memória. Atualmente o local abriga no seu conjunto área de lazer, cultura e educação patrimonial, contando a história da cidade por meio da arquitetura, dos trilhos e dos objetos de época.

Além de acervo da ferrovia são vistos painéis contando os principais momentos da história da cidade. Uma sala apresenta todo o processo de restauração realizado por arqueólogos e arquitetos durante o trabalho de restauração do prédio. O espaço abriga, ainda, a Coordenação de Patrimônio Cultural.


Coordenadora da Estação: Profa. MSc. Marta Heinzelmann
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 11h às 17 horas
Entrada: Gratuita/ Endereço: Rua Engenheiro Leite Ribeiro, s/nº - Anita Garibaldi
Anexo antiga Estação Ferroviária / Informações: (47) 3422.5222 na Estação da Memória / 3433.2190 na FCJ

Um comentário:

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Quero ver na pratica. Fazer todos terem o direito a participar da cultura. E a pergunta que não cala: ONde ficará o Museu da Bicicleta?
Abraços