segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vacinação contra a pólio é prorrogada em Joinville

foto: Mauro Artur Schlieck/Secom

A vacinação contra a poliomielite em Joinville será estendida até o dia 20 de agosto. Ao todo foram vacinadas 28.462 crianças de até 5 anos de idade, o que atinge a 78,78% das 35.676 que deveriam ser imunizadas. A abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite aconteceu no sábado, 14 de agosto, na sede do Programa Saúde da Família da Ilha, no bairro Espinheiros, com a presença do personagem Zé Gotinha e de apresentações artísticas.

Somente no último sábado, no Dia D da vacinação, 19.424 crianças foram vacinadas em Joinville. Durante todo o dia as 56 unidades de saúde, mais de 40 postos volantes e cinco barreiras na entrada da cidade, estiveram com profissionais da Secretaria da Saúde de Joinville preparados para aplicar a gotinha nas crianças até as 17 horas.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 33.892 meninos e meninas, o que corresponde a 95% da população dentro dessa faixa etária, recebam a dose. Por isso, Joinville terá mais uma semana para atingir a meta.

Com a prorrogação, a coordenadora da Imunização, Maria Goreti Cardoso, alerta mais uma vez para que os pais não deixem de levar os filhos com até cinco anos, grupo mais propenso a adquirir o poliovírus, nos postos de vacinação da cidade.

A poliomielite é uma doença viral, manifestada principalmente em crianças. A falta de condições higiênicas e sanitárias facilitam a propagação da doença, já que a transmissão acontece via contato fecal-oral. O Brasil não registra caso de paralisia infantil há 21 anos, entretanto, a doença ainda é presente em outros países - a maioria são países africanos - o que possibilita uma reintrodução do vírus nos locais onde ela já foi eliminada.

Nenhum comentário: