foto: Ronaldo Candido/Arquivo Gazeta de Joinville
Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria irá desenvolver atividades de sensibilização sobre a importância da amamentação. O alvo das palestras será, além das mães adolescentes, acompanhantes e colaboradores da instituição.
Mensalmente, são cerca de 60 adolescentes, de diversas cidades da região, que dão à luz no Centro Obstétrico do HJAF e saem da instituição levando todas as orientações necessárias para garantir a amamentação às crianças, preferencialmente, até os 2 anos de idade.
O hospital também oferece a Sala de Aleitamento Materno, espaço que estimula a amamentação aos bebês internados no hospital, garantindo o leite natural às crianças impossibilitadas de mamar no peito.
Entre os dias 3 e 4 de agosto, uma equipe multidisciplinar formada por enfermeira, nutricionista, fonoaudióloga e psicólogo irá abordar temas relativos à amamentação, como mitos e tabus, a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da fala e aprendizado além dos aspectos psicológicos que envolvem a ação.
Confira a programação:
Dias e horários: 03/08, às 20h30 e 04/08, às 10h, 15h e 20h30;
Local: Anfiteatro no HJAF.
Enfermeira Raquel Panstein
. Semana Mundial do Aleitamento Materno
. Vantagens do Aleitamento Materno
. Fisiologia/Anatomia da Mama
. Mitos e Tabus
. Amamentação no pós-parto imediato e no Alojamento Conjunto
. Apresentação do fluxo da sala de coleta do leite materno
Nutricionista Aline Massari Tono
. Fluxo de armazenamento, fracionamento e distribuição do leite materno ordenhado
Fonoaudiólogas Daniela Giglio Damato Scaini e Daniela Roos
. A importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da fala e aprendizado
. Os hábitos viciosos
. Posição do bebê durante a mamada
Psicológo Sandro Minuzzo
. Aspectos psicológicos no aleitamento materno
Como política global de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja exclusiva até o sexto mês. A partir dessa idade, deve haver complementação com outros alimentos, mas o aleitamento ao peito pode ser mantido beneficamente até dois anos ou mais.
Todos os anos, desde 1992, A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece em vários países do mundo e é um bom exemplo de como divulgar a lactação natural na nossa comunidade, mudando comportamentos e preparando uma geração mais saudável para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário