segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Joinville apresenta diagnóstico sobre situação da criança e adolescente


Na manhã dessa segunda-feira, 29 de agosto, o Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente foi apresentado na Câmara de Vereadores de Joinville. O projeto é uma parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria de Assistência Social. Dados da pesquisa confirmam as relações que existem, por exemplo, entre formação, poder aquisitivo e a situação sócio-econômica das famílias.

O estudo mostra que o impacto na renda dos responsáveis pelo relação direta com o indicador que aponta o índice de anos de estudo dos chefes de família. Ou seja, os rendimentos são menores para aqueles que têm menos anos de estudo.

Enquanto no Ensino Fundamental a taxa de crianças e adolescentes fora da escola é de 2,48%, o totalizando quase cinco mil adolescentes. Tal índice reflete no ingresso precoce dos adolescentes no mercado de trabalho.

Os dados se referem aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e estão divididos de acordo com as unidades geográficas (bairro) permitindo, assim, um mapeamento da realidade de cada região. Alguns dados, publicados no primeiro volume em dezembro de 2009, já podem ser conferidos no site www.criancaeadolescentejlle.org.

Nenhum comentário: