sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Em simpósio de bioética, mesa-redonda debate impacto da urbanização

A primeira mesa-redonda do 11º Simpósio Catarinense de Bioética, que ocorre na manhã deste sábado, 14 de agosto, no Hotel Bourbon, em Joinville, contará com presença de Nelson Grisard, pediatra, professor de ética médica e bioética da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

O conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc) discutirá "O impacto da urbanização na vida das populações", baseando-se nas alterações sociais e étnicas e nas desigualdades socioeconômicas.

De acordo com o médico, as aglomerações humanas se organizaram para habitar determinados locais, nem sempre levando em conta um bom planejamento. "Isso causou uma concentração crescente de pessoas que, embora tenham características étnicas e socioeconômicas semelhantes, acabam verificando que existem grandes diferenças e interesses", destaca. Assim, iniciam-se os dilemas e conflitos, motivados pelas desigualdades encontradas no mesmo aglomerado urbano ou nos vizinhos.

Com o próprio trabalho ou com o paternalismo do governo, explica Grisard, os grupos heterogêneos buscam a igualdade na justiça. Por outro lado, as diferenças de origem e de desejo de futuro fazem com que anseios e direitos se confundam, gerando decepções.

"Tais decepções produzem conflitos que podem ser resolvidos tanto com trabalho e fé religiosa quanto com delinquência e criminalidade", afirma. Nessa visão, os aglomerados de cidadãos, que formam distritos e bairros, além das obras de urbanização, necessitam de apoio moral e ético, "para que se tornem um conjunto cuja urbanidade e civilidade venham a controlar os impulsos e desejos".

Devem integrar as discussões da mesa-redonda o doutor em parasitologia e presidente da Regional Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Bioética, Bruno Schlemper Junior, e o pediatra Nelson Grisard, livre-docente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As inscrições para 11º Simpósio Catarinense de Bioética podem ser feitas no Centro de Estudos, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento (Ceped), no telefone: (47) 3451-3344, com Mônica Boege, ou pelo e-mail: ceped@donahelena.com.br. A taxa de inscrição, que inclui o almoço, custa R$ 60.

Nenhum comentário: