quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Acadêmicos da Udesc fazem protesto por melhorias na universidade


Cerca de 50 estudantes se reuniram na frente da diretoria com cartazes, marmitas e demais objetos para reclamar. foto: Paulo Caetano

Na manhã dessa quarta-feira (25), cerca de 50 acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), do campus Joinville, reuniram-se na frente da diretoria da instituição para reclamar por melhorias. Os manifestantes reclamam da falta de Restaurante Universitário (RU), ginásio, dentista, Centro de Convivência e demais vantagens, além da própria infra-estrutura do local.

Os acadêmicos encontraram uma forma criativa de protestar: se reuniram no pátio da instituição e repartiram várias marmitas entre eles.

“O pessoal da Udesc fez licitação para o Restaurante Universitário, mas nós não fomos consultados se queríamos um restaurante ou uma lanchonete. Eles decidiram por uma lanchonete”, reclamava Jonathan Neto, acadêmico de física. Além disso, o ginásio estaria em situação precária.

Já Monique Witt Garzillo, também acadêmica de física, reclama que há muitos estudantes como ela que tem apenas R$ 5,00 para passar o dia. “Nós precisamos nos alimentar direito. Com um almoço só de risoles e salgadinhos não dá para ficar o dia inteiro”, afirmou.

A reclamação com relação a um dentista acontece porque antes existia um profissional que fazia esse serviço, mas não há mais. Os protestantes querem esse auxílio novamente. Existe também o pedido por um psicólogo. Os acadêmicos conseguem apenas marcar consultas na Univille, ao lado da Udesc, mas demora meses para o atendimento.

Udesc está providenciando reivindicações

De acordo com Leandro Zvirtes, diretor de administração da Udesc, ele teve uma reunião na terça-feira com os membros do Diretório Acadêmico Nove de Março (Danma), que organizou o movimento desta quarta. Zvirtes informou que o antigo provedor do RU estava tendo perdas e desistiu de prestar o serviço. Houve demora até a decisão do novo prestador, pois isso teve de ser feito através de licitação, o que é demorado.

Depois de recursos em relação à escolha, o espaço deve ser liberado ao escolhido nos próximos dias. A Udesc nega que os acadêmicos não foram ouvidos. Ocorreram reuniões com representantes dos estudantes, mas a informação não teria chegado ao restante.

A escolha por uma lanchonete ao invés de um restaurante se deu devido aos preços da comida nesse tipo de estabelecimento, já que muitos alunos não têm muito dinheiro para comer. O Restaurante Universitário propriamente dito ficou para o Centro de Convivência.

O projeto do Centro de Convivência está sendo revisto por um engenheiro recém contratado pela Udesc e as adaptações serão realizadas para resolver os problemas. Leandro declarou que até o final do ano as obras devem ser iniciadas.

Sobre o ginásio, este estaria pronto e deve ser liberado na semana que vem. A demora se dá ao fato de que é necessário contratar pessoas para cuidar dos equipamentos, que custaram R$ 100 mil. Uma academia também será aberta no local. Além disso, existe um convênio para a quadra da Univille também ser utilizada.

O dentista que antes atuava na Udesc mudou-se para São Bento do Sul. Agora, a Udesc afirma que foi feito um convênio com a Univille para que os alunos carentes possam ser atendidos na outra universidade.

8 comentários:

Luiz Alexandre Devegili, estudante da UDESC disse...

pequena correção: eram cerca de 150estudantes, ao invés de 50, como consta no texto.

Anônimo disse...

Querem dentista? Médicos? Quanto eles pagam de mensalidade?

A. C. Orthey disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nossos pais pagam impostos altíssimos, porque na hora de cobrar o estadoo sabe muito bem como fazer, agora quando é hora de retribuir mostrando pelo menos um pouco de consideração com os seus estudantes (que a única coisa que pedem é uma alimentção descente, um serviço público digno e um espaço para os estudos),nos chamam de ingratos por reclamarmos por algo que "não pagamos" e deixam claro que o melhor é sairmos da universidade QUE É PÚBLICA se não estivermos satisfeitos!

Liana disse...

A direcao sempre diz a mesma coisa: Ficara pronto nos próximos dias. Ja faz 3 anos que falam sobre o projeto do Centro de Convivência, que ate agora, continua sendo lenda.
Nao queremos depender da Univille, nossa universidade é a UDESC!

Unknown disse...

Alexandre, quando os acadêmicos disseram 'não fomos consultados' estão dizendo a verdade, pois os centros acadêmicos não repassaram a informação, ao menos não todos. OU então alexandre, está todo mundo mentindo. Verdade! Os alunos da udesc são baderneiros e vão colocar fogo na udesc.

A MAIORIA DOS ACADÊMICOS NÃO CONCORDA COM LANCHONETE, ISSO É FATO.

Meia duzia de acadêmicos votaram, o resto não.
O Dieter tratou com desdém a todos, disse que já não pagamos nada, ISSO É UM ABSURDO! PAGAMOS IMPOSTOS!
Ele que não tem competência suficiente, pois então, não fizesse tantas promessas, se não podia cumprir.

Att,

Heloisa Braga de Souza, acadêmica do curso de Lic. em física.

Anônimo disse...

Se fomos consultados, realmente não sei. Mas, seria muito mais justo se fosse feita um pesquisa pelo campus. Sem dúvidas, terem trocado de Diretor Administrativo foi o melhor que poderia ter acontecido em nossa universidade, sendo que eu mesma presenciei o antigo diretor dizendo "Professores e funcionários tem prioridade aqui! Se sobrar, mandamos para os alunos..." como se houvesse instituição sem alunos. Aliás, não sei nem se poderiamos chamar de Administração, já que os diretores que fazem parte do mesmo, não têm a mínima noção de administração e patrimônio público. Acharam que a prioridade era "padronizar tudo" trocando todas as carteiras e cadeiras de sala de aula, alguém consultou aos alunos se isso era a nossa prioridade? Na minha sala ninguém foi. Claro, sem visão nenhuma, primeiro compram, para depois pensarem onde colocariam os ruins, (aliás, será que eram tão ruins assim? Já que outros centros da UDESC vieram buscar alguns lotes!) e assim, os colocaram no ginásio, impossibilitando nosso uso do mesmo. Agora, depois de terem feito a burrada, chegam, facilmente, ao setor de patrimônio dando prazos para baixa dos móveis, sendo que não há pessoas suficiente para isso.
Durante o protesto, o representante da Atlética disse que há uma possibilidade de aterrarem a piscina e ficar apenas com o convênio com a Univille. Porém, se forem ao ginásio, encontrarão filtros, motores, e afins para retornar a utilização da piscina. É questionável o que é feito com o nosso dinheiro, já que primeiro compram, pra depois pensar em o que fazer. Sem contar nas notas que foram autorizadas para pagamento, a empresa faliu e até hoje cade os equipamentos? Na universidade é que não estão!

Áh, deve ser mensionado alguma coisa boa. Até que enfim não passaremos mais calor, agora, tem ar condicionado nas salas de aula!!



Flávia Farias
Acedêmica do curso de Licenciatura em Física / UDESC
Ex-bolsista do setor de Patrimônio

Samuel disse...

Que fique bem claro que em suma, TODOS OS ALUNOS DA UDESC estão querendo mudanças, certas pessoas como as que tem comentário acima tem rabo preso perante a diretoria, pois tem contatos lá dentro, e além disso, não precisam de um RU pois fazem sua comida dentro da UDESC, o que está fora das regras da instituição. Mas o mais importante é que os universitários, cumprindo seu papel histórico de luta, estão reinvidicando, E ESSA LUTA NÃO IRÁ MORRER, até que nossas reinvidicações, que são o minimo que uma faculdade pública que se diz de qualidade tem que fornecer, sejam atendidas.